Aguaí participa de encontro na EPTV São Carlos sobre Dengue

Intuito do encontro foi o lançamento da 4ª edição do Mutirão Regional de Combate ao Aedes aegypti

O vice-prefeito de Aguaí Luiz Carlos Landiva, a coordenadora da Vigilância em Saúde Cláudia Bernardes e o gerente da Vigilância Ambiental Giacomo Puglisi, participaram do lançamento da 4ª edição do Mutirão Regional de Combate ao Aedes aegypti, que aconteceu na sede da EPTV São Carlos, na última terça-feira (22) e reuniu 26 cidades que integram a área de cobertura da emissora.

A campanha busca conscientizar a população sobre a importância de combater o mosquito que é transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya e da Febre Amarela.

Durante o encontro, aconteceram algumas palestras, entre elas com a Dra. Eliana Mori Honain, secretária saúde de Araraquara, e Dra. Vera Vilela, da SUCEN de Ribeirão Preto, que relataram casos de algumas cidades da região que já estão consideradas de alto risco.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde de Aguaí, Cláudia Bernardes, é necessário que toda a população aguaiana colabore para que a cidade permaneça fora de riscos. “O morador tem que ter consciência de cuidar da sua casa para não deixar água acumulada. Vistoriar uma vez por semana os ralos, colocar água sanitária, fazer a limpeza de calhas, manter caixa d’água tampada, retirar e armazenar corretamente o lixo, e lavar com bucha o vasilhame para água dos animais domésticos, são grandes formas de prevenção”. Ainda de acordo com ela, até o momento, Aguaí não teve nenhum caso registrado de Dengue em 2019.

A Campanha visa realizar um mutirão simultaneamente no dia 16 de fevereiro nas 317 cidades da área de cobertura da EPTV e deve mobilizar mais de 11 milhões de pessoas.