TURISMO

Turismo em Aguaí

A Cidade de Aguaí

O município de Aguaí integra o Mapa do Turismo Brasileiro do Ministério do Turismo e pertence à Região Turística Entre Rios, Serras e Cafés.

Aguaí é um município onde a fé e a religiosidade merecem destaque em sua atratividade turística. O Parque Interlagos, cartão postal da cidade, é um agradável parque urbano ideal para momentos de contemplação e lazer.

O município também possui pesqueiros e um calendário de eventos que atraem turistas da região, de todo o Estado de São Paulo e de Minas Gerais.

O parque empresarial diversificado também recebe muitos visitantes a trabalho.

A semente de Aguaí

Aguaí é o nome de uma árvore cuja semente já é conhecida entre radiestesistas brasileiros pela sua energia emanada. São usadas para reequilíbrio energético das pessoas e dos ambientes.

Igreja Matriz Senhor Bom Jesus: 

No ano de 1894, pela iniciativa dos Major Braga, Capitão Pedro Legaspe e Coronel Joaquim da Silva Borges, iniciou-se a construção da capela, ficando em parte, concluída no ano de 1896. Quatro anos após, há 28 de setembro de 1900, acontecia a primeira instalação da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Cascavel, sendo o Bom Jesus o Padroeiro da localidade, festivamente reverenciado e louvado, todos os anos na tradicional data de 06 de agosto. O prédio foi reconstruído no ano de 1919 pelo Padre Antônio Pereira da Silva, auxiliado pelo engenheiro Paulo Vitor Lanzoni, Cap. José Castello e pela comunidade que já chegava a 8000 almas. Recentemente passou por ampla reforma. Realiza a Festa Senhor Bom Jesus em agosto.

Missas: sábados, às 19h00; domingos, às 08h00, às 10h00 e às 18h00.

Localização: Rua Joaquim José, s/n – Centro.


Caminho da Fé:

Criado para dar estrutura aos que desejam fazer a peregrinação até o Santuário

Nacional de Aparecida. São 5 pontos de partida: São Carlos, Cravinhos, Mococa, Divinolândia e Aguaí, todos rumando ao Santuário Nacional de Aparecida.

Em Aguaí a Pousada Primavera é ponto de venda de passaportes e de saída do Caminho da Fé.

Clementina Cafeteria

Rota das Capelas:

Trata-se de um percurso situado entre as cidades de Aguaí/SP e Santa Rita de

Caldas/MG, num total de 93 quilômetros, que se divide em 4 etapas, com trânsito intermediário pelas cidades/municípios de Espírito Santo do Pinhal/SP, Santo Antônio do Jardim/SP e Ibitiúra de Minas/SP (em andamento institucionalização).

Pesqueiro & Restaurante DúuH Tomé:

Rod. Deputado Ciro Albuquerque, 88-318

Pesqueiro Jaguari:

Sítio Jaguari

Pesqueiro e Restaurante Recanto das Tilápias:

Rod. Deputado Ciro Albuquerque, 2-438

Pesqueiro e Restaurante Paraíso do Peixe:

Rod. Abramo Buratto Sales

Eventos turísticos:

Aguaí realiza diversos eventos com atratividade turística durante o ano, tendo a Feira Gastronômica de Aguaí periodicidade mensal.

O município participa das edições mensais da Feira Itinerante da Região Turística Entre Rios, Serras e Café e a sedia no mês de abril.

Março

Festa das Nações – Rotary Clube

Abril

Glorifica Aguaí

Encenação da Paixão de Cristo

Feira Itinerante da Região Turística Entre Rios, Serras e Café

Junho

Celebração de Corpus Christi

Agosto

Festa do Senhor Bom Jesus

Festividades de Aniversário de Aguaí

Encontro de Carros Antigos

Setembro

Pré-Lançamento da Semana Guiomar Novaes de SJBV

Outubro

Copa Interestadual de Judô de Aguaí

Dezembro

Natal em Canto e Luz

Fantasy

Os Conselhos gestores de políticas públicas são canais efetivos de participação, que permitem estabelecer uma maior aproximação do Poder Público com a Sociedade Civil. A importância dos Conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas.

Dessa maneira, eles são essenciais para promoção e estruturação do turismo nos municípios paulistas, servindo como espaço de discussões e de desenvolvimento de propostas condizentes com a realidade local.

Aguaí recentemente reestruturou o seu Conselho Municipal de Turismo, conta com conselheiros e conselheiras que acreditam nas virtudes do município e colaboram com esta organização que é essencial para o desenvolvimento do turismo em qualquer destinação.

Clique aqui para baixar a Lei do COMTUR

Clique aqui para baixar a Portaria nomeando membros

O município de Aguaí integra o Mapa do Turismo Brasileiro do Ministério do Turismo e pertence à Região Turística Entre Rios, Serras e Cafés. Trata-se de uma organização regional viando um trabalho em comum entre os 12 municípios da região partícipes desta RT.

Compõem a Região Turística: Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, Itobi, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tapiatiba e Vargem Grande do Sul.

Clique aqui para ver o certificado de Região Turística do Brasileiro

Serviços

Como chegar em Aguaí

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support