TURISMO

Turismo em Aguaí

A Cidade de Aguaí

 

O município de Aguaí integra o Mapa do Turismo Brasileiro do Ministério do Turismo e pertence à Região Turística Entre Rios, Serras e Cafés.

Aguaí é um município onde a fé e a religiosidade merecem destaque em sua atratividade turística. O Parque Interlagos, cartão postal da cidade, é um agradável parque urbano ideal para momentos de contemplação e lazer.

O município também possui pesqueiros e um calendário de eventos que atraem turistas da região, de todo o Estado de São Paulo e de Minas Gerais.

O parque empresarial diversificado também recebe muitos visitantes a trabalho.

A semente de Aguaí

Aguaí é o nome de uma árvore cuja semente já é conhecida entre radiestesistas brasileiros pela sua energia emanada. São usadas para reequilíbrio energético das pessoas e dos ambientes.

Igreja Matriz Senhor Bom Jesus:         

No ano de 1894, pela iniciativa dos Major Braga, Capitão Pedro Legaspe e Coronel Joaquim da Silva Borges, iniciou-se a construção da capela, ficando em parte, concluída no ano de 1896. Quatro anos após, há 28 de setembro de 1900, acontecia a primeira instalação da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Cascavel, sendo o Bom Jesus o Padroeiro da localidade, festivamente reverenciado e louvado, todos os anos na tradicional data de 06 de agosto. O prédio foi reconstruído no ano de 1919 pelo Padre Antônio Pereira da Silva, auxiliado pelo engenheiro Paulo Vitor Lanzoni, Cap. José Castello e pela comunidade que já chegava a 8000 almas. Recentemente passou por ampla reforma. Realiza a Festa Senhor Bom Jesus em agosto.

Missas: sábados, às 19h00; domingos, às 08h00, às 10h00 e às 18h00.

Localização: Rua Joaquim José, s/n – Centro.


Caminho da Fé:

Criado para dar estrutura aos que desejam fazer a peregrinação até o Santuário

Nacional de Aparecida. São 5 pontos de partida: São Carlos, Cravinhos, Mococa, Divinolândia e Aguaí, todos rumando ao Santuário Nacional de Aparecida.

Em Aguaí a Pousada Primavera é ponto de venda de passaportes e de saída do Caminho da Fé.

Clementina Cafeteria

Rota das Capelas:

Trata-se de um percurso situado entre as cidades de Aguaí/SP e Santa Rita de

Caldas/MG, num total de 93 quilômetros, que se divide em 4 etapas, com trânsito intermediário pelas cidades/municípios de Espírito Santo do Pinhal/SP, Santo Antônio do Jardim/SP e Ibitiúra de Minas/SP (em andamento institucionalização).

Pesqueiro & Restaurante DúuH Tomé:

Rod. Deputado Ciro Albuquerque, 88-318

Pesqueiro Jaguari:

Sítio Jaguari

Pesqueiro e Restaurante Recanto das Tilápias:

Rod. Deputado Ciro Albuquerque, 2-438

Pesqueiro e Restaurante Paraíso do Peixe:

Rod. Abramo Buratto Sales

Eventos turísticos:

Aguaí realiza diversos eventos com atratividade turística durante o ano, tendo a Feira Gastronômica de Aguaí periodicidade mensal.

O município participa das edições mensais da Feira Itinerante da Região Turística Entre Rios, Serras e Café e a sedia no mês de abril.

Março

Festa das Nações – Rotary Clube

Abril

Glorifica Aguaí

Encenação da Paixão de Cristo

Feira Itinerante da Região Turística Entre Rios, Serras e Café

Junho

Celebração de Corpus Christi

Agosto

Festa do Senhor Bom Jesus

Festividades de Aniversário de Aguaí

Encontro de Carros Antigos

Setembro

Pré-Lançamento da Semana Guiomar Novaes de SJBV

Outubro

Copa Interestadual de Judô de Aguaí

Dezembro

Natal em Canto e Luz

Fantasy

Os Conselhos gestores de políticas públicas são canais efetivos de participação, que permitem estabelecer uma maior aproximação do Poder Público com a Sociedade Civil. A importância dos Conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas.

Dessa maneira, eles são essenciais para promoção e estruturação do turismo nos municípios paulistas, servindo como espaço de discussões e de desenvolvimento de propostas condizentes com a realidade local.

Aguaí recentemente reestruturou o seu Conselho Municipal de Turismo, conta com conselheiros e conselheiras que acreditam nas virtudes do município e colaboram com esta organização que é essencial para o desenvolvimento do turismo em qualquer destinação.

Clique aqui para baixar a Lei do COMTUR

Clique aqui para baixar a Portaria nomeando membros

O município de Aguaí integra o Mapa do Turismo Brasileiro do Ministério do Turismo e pertence à Região Turística Entre Rios, Serras e Cafés. Trata-se de uma organização regional viando um trabalho em comum entre os 12 municípios da região partícipes desta RT.

Compõem a Região Turística: Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, Itobi, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tapiatiba e Vargem Grande do Sul.

Clique aqui para ver o certificado de Região Turística do Brasileiro

Serviços

Como chegar em Aguaí