Prefeitura cria Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Social e Patrimonial

Coronel Vergílio será o Secretário que irá comandar os trabalhos

A Prefeitura de Aguaí, após aprovação na Câmara Municipal, criou conforme Lei Municipal nº 2.886/2018, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Social e Patrimonial. A criação da Secretaria se dá com o intuito de potencializar a segurança na cidade e será responsável pela Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Corregedoria Geral, atuando na execução de Política de Segurança Pública e Patrimonial.

De acordo com o prefeito Alexandre Araújo a criação dessa secretaria é um grande avanço em relação às políticas de segurança pública e de valorização da Guarda Civil Municipal, além de possibilitar importantes parcerias com órgãos diversos, do governo estadual e federal.

O secretário escolhido, cargo de livre nomeação do Executivo, é o Coronel da Reserva da Polícia Militar, Osvaldo Vergílio Junior, nascido em 21 de fevereiro de 1964. Ingressou na Polícia Militar em 1982 e foi promovido ao posto de Tenente Coronel, por merecimento, em 2009.

Dentre as funções exercidas, foi: Comandante de Pelotões e Companhias Operacionais; Subcomandante e Comandante do Vigésimo Quarto Batalhão de Polícia Militar Do Interior; Responsável por 16 Municípios da Região, à época com aproximadamente 450 Policiais Militares. Atuou como Coordenador e Instrutor de Curso de Formação de Soldados e Estágio de Atualização Profissional para Oficiais e Praças da Policia Militar, desde 1986.

Realizou diversos cursos na área de Segurança entre eles: Mestrado em Ciências Policiais e Ordem Pública; Curso de Formação de Oficiais; Intensivo de Tiro de Combate; Tropa Montada; Técnica de Ensino; Gestão Contemporânea pela Qualidade; Auditor de Qualidade da Polícia Militar e Ciências Jurídicas.

Possui algumas medalhas e condecorações, sendo: Medalha do 1º Centenário do Regimento de Polícia Montada “9 De Julho”; Medalha Centenária do Corpo de Bombeiro e Láurea de Mérito Pessoal em 2º Grau.

O Coronel Virgílio é um entusiasta do potencial das guardas civis municipais com relação às políticas de segurança pública, principalmente devido à maior aproximação com a população. Também realizou importantes estudos acadêmicos sobre a importância das guardas civis municipais e tem acompanhado a atuação de tais corporações em várias cidades.

A Prefeitura deseja ao Secretário uma excelente atuação e coloca a Secretaria a disposição da população no tocante a segurança do município de Aguaí.