Prefeito Alexandre Araújo encaminha projeto que reajusta salário dos professores de Aguaí ao Piso Nacional do Magistério

O prefeito Alexandre Araújo encaminhou à Câmara Municipal um Projeto de Lei visando adequar o salário base dos profissionais do magistério do Município de Aguaí ao Piso Nacional dos Professores de Educação Básica.

O Projeto de Lei , em tramitação no Poder Legislativo , e sob apreciação dos Vereadores Municipais, representa uma importante medida de valorização dos profissionais da Educação do Município.

A aprovação do Projeto de Lei possibilitará um acréscimo no valor da hora/aula pago aos professores da rede municipal.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura (SEEC), professores que realizam a carga horária completa (correspondente a 200 horas/aula, o que corresponde ao valor de hora/aula de R$ 12,38) não ganharão, em Aguaí, menos que R$ 2.455,35 – que é o valor atual do Piso Salarial Profissional do Magistério Público de Educação Básica, conforme Portaria do MEC, e baseada na Lei Federal nº 11.738/2008. Com a aprovação, o valor de hora/aula mínimo em Aguaí será de R$ 12,38.

O Projeto de Lei deve estar sendo votado já nos próximos dias, e incluiu também um estudo realizado pela Secretaria Municipal da Fazenda, a respeito do reajuste.

De acordo com o prefeito municipal, “a medida busca valorizar o trabalho dos mestres aguaianos, demonstraram estar amplamente empenhados na contínua melhoria dos índices educacionais”.

Aguaí alcançou elevada média no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação – MEC. A cidade, que tinha como nota 5.2 em 2015, passou para 6.1, estando acima da média nacional, que ficou em 5,5, e está acima da média estabelecida para 2.021.

A conquista se deve ao grande empenho dos professores e a diversos fatores, implantados na rede municipal de educação, como o fato de capacitações assíduas com os professores, realização de ATPCs formativos (que ressaltam a prática pedagógica), além da implantação de uma coordenação por escola, o que intensifica o trabalho pedagógico no ambiente escolar.