Aguaí se prepara para a 2ª edição da Feira Literária (FLAG)

A cultura e a literatura tomarão conta do Calçadão da Praça Matriz com a realização da 2ª Feira Literária de Aguaí (FLAG). Contemplada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, por meio do programa de difusão cultural (Difusão CultSP), o evento acontece de 26 de outubro a 02 de novembro, em parceria com a APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte).

A FLAG promete uma programação rica e diversificada, oferecendo atividades para todas as idades e reunindo a comunidade em torno do universo dos livros e da criatividade. Entre as principais atrações está a Feira de Livros Populares, que contará com vários lançamentos e descontos incríveis de até 70% sobre o preço de capa, facilitando o acesso a obras literárias de diversos gêneros.

O Varal de Poesia e o Espaço dos Escritores Locais também estarão abertos, oferecendo uma oportunidade para que os talentosos autores da cidade compartilhem suas obras e interajam diretamente com o público. No palco principal, haverá entrevistas e rodas de conversas com escritores, professores e poetas da cidade, que irão dividir suas experiências, inspirações e desafios sobre a literatura.

Entre as atividades para as crianças, destacam-se o teatro infantil, as oficinas de desenho e pintura e a contação de histórias, proporcionando momentos de lazer e aprendizado. Outra atração imperdível é o Quiz Literário, uma emocionante disputa entre as escolas da cidade, que promete testar os conhecimentos dos alunos sobre literatura, autores e obras. O quiz não só estimulará o hábito da leitura, mas também incentivará o espírito de equipe e o aprendizado de forma lúdica e divertida. Os vencedores serão premiados, incentivando ainda mais o gosto pela leitura e pelo conhecimento.

O Cine Lúmine também terá uma programação especial durante toda a semana, com a exibição do filme infantil “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca”, contribuindo para a formação cultural do público mais jovem.

Uma das novidades deste ano é o 1º Encontro Cosplay de Aguaí, que promete reunir fãs da cultura geek e pop para um dia de celebração com fantasias e performances. O evento será uma oportunidade de integração e diversão para os participantes e o público, fomentando a criatividade e a alegria com os personagens dos filmes, desenhos e games.

A Unifae, que no ano passado lançou um livro durante a feira, volta a marcar presença em 2024 com uma nova proposta de leitura por meio de eBooks, integrando o mundo digital à cultura literária. Essa inovação abre portas para novas formas de acesso à leitura, especialmente para o público mais jovem e conectado.

Para garantir que ninguém perca os melhores momentos, a Master TV, em parceria com O Melhor de Aguaí, fará transmissões ao vivo durante os finais de semana da FLAG. As transmissões trarão entrevistas com escritores, participantes e destaques do evento, compartilhando a riqueza cultural da feira com um público ainda maior.

A 2ª FLAG é uma realização da Prefeitura de Aguaí e da Secretaria de Educação, Esportes e Cultura, com a organização d’O Melhor de Aguaí, e promete ser um marco na agenda cultural da cidade. Traga sua família, convide seus amigos e participe deste encontro literário que vai inspirar e transformar nossa cidade!

Release: Divulgação FLAG