Funcionários da Prefeitura participam de palestra sobre fiscalização e uso de EPIs

Palestra foi ministrada pelo engenheiro de Segurança do Trabalho, Marcelo Celeste

Funcionários da Prefeitura Municipal de Aguaí participaram de uma palestra sobre fiscalização e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A reunião, promovida pela Secretaria de Administração, aconteceu no auditório da Escola Joaquim Giraldi na manhã da última sexta-feira (08).

O secretário Carlos Eduardo dos Santos Monteiro, falou sobre a importância do tema e sobre os investimentos realizados pela Prefeitura Municipal junto à área da Segurança do Trabalho. O Chefe de Gabinete, Cleber Martins, fez a abertura do Encontro, enfatizando a responsabilidade do empregador e empregados com relação ao uso dos equipamentos, destacando também a importância da CIPA e do Setor de sSegurança do Trabalho da Prefeitura (SESMT).

Ministrada pelo Engenheiro de Segurança do Trabalho, Marcelo Celeste, a palestra abordou temas como os riscos ambientais por funções, EPIs por funções, Insalubridade e periculosidade, obrigações do empregador e dos empregados, fiscalização do uso dos EPIs pelos encarregados e gerentes e Armazenamento e distribuição de EPIs.

O engenheiro ainda orientou sobre a obrigação do empregador e dos empregados com os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e a sua fiscalização, bem como as instruções necessárias ao seu uso. Além da Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT, que prevê como ato faltoso do empregado a recusa do uso dos equipamentos obrigatórios fornecidos pela empresa.

A Constituição Federal e Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho (NRs), também focam a importância da Segurança do Trabalho.

Durante a palestra, representantes de diversos setores da Prefeitura Municipal estiveram presentes.