Prefeitura realiza ações de controle de escorpiões

A Prefeitura de Aguaí, por meio da Vigilância Ambiental, realizou no mês de maio algumas ações de controle de escorpiões no Cemitério da Paz, onde foram coletados 529 entre adultos e filhotes.

Os cemitérios são excelentes locais para a proliferação e permanência dos escorpiões por possuírem abrigos e alimento em abundância, para tanto as ações de controle nesses ambientes são necessárias e visam evitar a infestação dos imóveis das áreas em seu entorno.

A equipe da Vigilância Ambiental observou vários túmulos em situação precária, necessitando de reparos. Túmulos mal conservados são propícios para proliferação de escorpiões. É muito importante a manutenção e vedação dos túmulos por parte dos proprietários. A má conservação atrai baratas, um dos principais alimentos dos escorpiões.

As medidas de controle e manejo de escorpiões baseiam-se na coleta dos escorpiões e modificações das condições do ambiente a fim de torná-lo desfavorável à ocorrência, permanência e proliferação destes animais. O controle químico não tem eficiência para escorpiões.

Em casos de aparecimento e/ou acidentes com escorpiões comunicar a Prefeitura Municipal de Aguaí por meio da Ouvidoria aplicativo e-Ouve ou pelo site https://aguai.sp.gov.br/home/ouvidoria/. O imóvel da ocorrência e os limítrofes (direita, esquerda e fundos) e em frente serão visitados. Os agentes realizam a busca ativa e orientam os moradores do imóvel e vizinhos.

Em caso de picadas, procure imediatamente o Hospital Clínico Municipal.