Aguaí recebe Prêmio Destaque no Crescimento da Alfabetização

Aguaí recebe Prêmio Destaque no Crescimento da Alfabetização

 

Prefeito Alexandre Araújo e equipe da secretaria de Educação participaram de evento ontem em São Paulo

O prefeito Alexandre Araújo, a supervisora de Ensino Patrícia Tenório, a coordenadora do Ensino Fundamental, Adriana Moreira e a coordenadora do Ensino Infantil, Lucilene Gonçalves Oliveira estiveram em São Paulo ontem,20, onde receberam o Prêmio Destaque no Crescimento da Alfabetização, realizado pelo governo estadual e entregue aos municípios pelo desempenho dos alunos de 2º  ano na Avaliação Fluência Leitora.

Aguaí recebeu o prêmio pelo crescimento nos índices de leitores entre a avaliação diagnóstica, realizada em julho, e a avaliação somativa, realizada em dezembro, estando entre os 60 municípios premiados do estado. O município aumentou em 32% o índice de alunos fluentes em leitora, ficando acima da média do Estado de SP que aumentou em 8% o mesmo índice.

Sobre

 A avaliação da fluência leitora visa verificar a capacidade do estudante de ler de forma fluida e no ritmo adequado. Nesse modelo de avaliação, a criança realiza uma leitura de palavras, pseudopalavras e texto para um professor e tem o seu desempenho associado a um Perfil de Leitor.

Na rede municipal de Aguaí, 268 alunos do 2º ano realizaram a avaliação que foi aplicada individualmente pelas professoras e coordenadoras pedagógicas da rede com o objetivo de fornecer informações qualificadas para tomadas de decisão da Secretaria Municipal de Educação e aos professores em sala de aula.

 É por meio de avaliações que gestores podem implementar, acompanhar e verificar o impacto de políticas públicas que tenham como foco os principais obstáculos que a rede enfrenta. Ao mesmo tempo, professores podem verificar, com maior precisão, as desigualdades de aprendizagem de suas turmas e, com isso, elaborar ações pedagógicas específicas indicadas para cada aluno, de acordo com seu nível de leitura.

A Prefeitura parabeniza os professores, gestores e alunos envolvidos na avaliação pelo empenho e dedicação. Para 2024 o município já fez a adesão da avaliação e, no mês de março, será aplicada a primeira fase, que é a avaliação diagnóstica.

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