Governo de São Paulo promove pesquisa para avaliar a percepção do turismo

O Governo do Estado de São Paulo está conduzindo uma pesquisa online com o intuito de compreender a percepção da população em relação ao turismo em suas respectivas cidades e regiões. Essa iniciativa visa proporcionar subsídios tanto ao Estado quanto às autoridades municipais responsáveis pelo setor do turismo, permitindo a elaboração de um diagnóstico preciso e a formulação de estratégias para impulsionar as atividades turísticas.

O formulário online, acessível por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdHiuN2zpJcXJfSk91ZM-Dym5iPsRwqPVLpOTQSSPFVkk7SmQ/viewform

estará disponível para respostas até o dia 4 de fevereiro de 2024. Esta pesquisa, atualmente em sua 4ª edição, é coordenada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

TURISMO EM AGUAÍ E REGIÃO

Aguaí conquistou recentemente a renovação da certificação do Ministério do Turismo, integrando o Mapa do Turismo Brasileiro por meio do Programa de Regionalização do Turismo do Governo Federal, sendo parte da Região Turística “Entre Rios, Serras e Cafés”.

A fé e a religiosidade destacam-se como elementos atrativos para o turismo na região, à medida que peregrinos frequentemente trilham o “Caminho da Fé” e exploram a encantadora “Rota das Capelas”. Além disso, Aguaí abriga a secular Igreja Matriz Senhor Bom Jesus, recentemente restaurada. Esta, juntamente com outras igrejas e templos de diversas religiões na cidade, desempenha um papel significativo na atratividade turística por meio da fé.

O Parque Interlagos, considerado o cartão postal da cidade, oferece um ambiente urbano agradável, propício para momentos de contemplação, lazer, eventos esportivos, culturais e turísticos. Recentemente inaugurado, o Parque Bruno Covas tem atraído visitantes e, incontestavelmente, dada sua infraestrutura, assumirá uma posição relevante como um ponto turístico de destaque no município.

O Cinema de Aguaí, (Cine-Teatro Esmeralda), é uma construção histórica que continua a atrair público diariamente para sessões de filmes, tornando-se não apenas um local de entretenimento cinematográfico constante, mas também um espaço versátil para a realização de eventos, formaturas e cerimônias.

A Estação Ferroviária, um importante marco logístico e paisagístico, é reconhecida pela sua arquitetura tombada e valor histórico.

Além disso, Aguaí oferece uma diversidade de atrativos, incluindo pesqueiros, restaurantes, rede hoteleira e um calendário de eventos que atrai visitantes não apenas da região, mas também de todo o Estado de São Paulo e de Minas Gerais. O parque empresarial diversificado da cidade também recebe uma considerável quantidade de visitantes a trabalho.