Atividades inovadoras são destaque em aulas de educação física da rede municipal

A atividade de arco e flecha promove o estímulo de habilidades motoras e sociais

Atividades desenvolvidas com alunos da rede municipal são promovidas tendo como base a integração e conhecimentos multidisciplinares. Nas aulas de educação física do professor Gustavo Guarnieri o aprendizado foi ainda mais divertido com a atividade de “arco e flecha”, que trouxe aos alunos uma nova experiência didática.

Para o desenvolvimento dessa atividade o professor com a ajuda dos alunos construiu, com materiais simples e de fácil acesso, arcos, flechas e o alvo que foram utilizados nas aulas de educação física das escolas Joaquim Giraldi, Zulmira e Leonor Conti Elias. Os alunos dos 2ºs anos puderam ter o primeiro contato com essa atividade, e além das competências disciplinares, os alunos puderam desenvolver habilidades físicas e comportamentais.

De acordo com o professor Gustavo, o ato de manipular a flecha, envolvendo movimentos finos e coordenação motora, contribui para o desenvolvimento das habilidades motoras finas, que impacta até mesmo na escrita da criança, algo tão importante no processo de alfabetização.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil destaca a importância do desenvolvimento integral dos estudantes, incluindo habilidades motoras e cognitivas. Esportes de precisão, como o arco e flecha, promovem o desenvolvimento da coordenação motora, concentração e habilidades socioemocionais, contribuindo assim para o crescimento global das crianças.

“O processo de criação do arco e flecha se iniciou já dentro da sala de aula com ajuda dos alunos, depois tivemos uma roda de conversa abordando a história, sua origem e relação com os povos originários, até chegarmos no esporte em si. Nas aulas práticas inicias foi apresentado o arco, sem flechas, explicando suas partes e como segura-lo corretamente. Depois as crianças aprendem a posicionar a flecha no arco e atirar sem se preocupar com a pontaria, quando elas já estão mais confiantes, é posicionado um alvo, também criado na escola, para as crianças praticarem sua pontaria e se divertirem”, acrescentou o professor.

Além do estímulo de habilidades motoras, há também sociais como trabalho em equipe, comunicação, empatia, resolução de conflitos e muito mais.