Prefeitura de Aguaí incentiva o teste do pezinho

O teste do pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é um exame simples, porém fundamental, realizado nos primeiros dias de vida do bebê. Ele é capaz de identificar precocemente diversas doenças como: Hemoglobinopatias, Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Deficiência de Biotinidase e Hiperplasia Adrenal Congênita. Este teste é realizado por meio de coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar do recém-nascido, geralmente entre o terceiro e o quinto dia de vida.

O teste do pezinho é essencial para identificar precocemente doenças que, se não tratadas logo nos primeiros dias de vida, podem causar sérios danos à saúde da criança. O diagnóstico precoce possibilita o início imediato do tratamento, contribuindo significativamente para a qualidade de vida e o desenvolvimento saudável do bebê.

Em Aguaí o exame deve ser agendado na sua Unidade de Saúde (UBS) com o enfermeiro responsável.