Prefeitura e Fundecitrus iniciam campanha de combate ao greening nas escolas municipais

Prefeitura e Fundecritrus iniciam campanha de combate ao greening nas escolas municipais

O Fundecitrus com o apoio da Prefeitura de Aguaí, realizou na última semana, palestra para cerca de 600 alunos do ensino fundamental na escola Joaquim Giraldi, sobre conscientização e importância da citricultura em Aguaí e os riscos do greening.

“O objetivo dessa ação é levar informações sobre a importância da citricultura para o município de Aguaí, e mostrar o poder destrutivo do greening na região. Muitas famílias dependem da citricultura, e a crianças são fundamentais para levar informações para os seus familiares”, ressaltou o engenheiro-agrônomo do Fundecitrus, Arthur Tomaseto.

A Campanha faz parte de um projeto iniciado em 2022, após avaliações que constaram a presença de plantas que são atrativas ao psilídeo, o inseto vetor do greening  e que pode aumentar a transmissão da doença.

Após essa conscientização, o próximo passo é substituição dessas plantas por outras espécies frutíferas e ornamentais não hospedeiras do inseto. Essa ação é uma parceria entre o Fundecitrus, a Prefeitura e os produtores da cidade.