Aguaí recebe certificado de município resiliente

A Prefeitura de Aguaí recebeu o certificado de Resiliência do governo do Estado de São Paulo. De acordo com a Defesa Civil estadual, 66 municípios, dos 645, receberam esse certificado que é entregue às cidades pelo desempenho no âmbito do Programa Município Resiliente.  A aferição é feita com base nos indicadores de gestão do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) do programa Município Verde Azul, e da campanha Construindo Cidades Resilientes (MCR2030), das Nações Unidas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, GCM Agnaldo Leandro, o prêmio só foi possível após a reativação da Defesa Civil municipal, ligada à secretaria de Segurança Pública, Defesa Social a Patrimonial, que executou vários trabalhos como: oficinas, seminários, reuniões, treinamentos, questionários respondidos, fiscalização, vistorias, mapeamento das áreas de riscos, plano de contingência e outros.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, as cidades resilientes são capazes de resistir, absorver, adaptar-se e recuperar-se dos efeitos de um perigo de maneira tempestiva e eficiente, por meio, por exemplo, da preservação e restauração de suas estruturas básicas e funções essenciais.