Prefeito recebe artista local em seu gabinete

O artesão Márcio Manoel de Melo, morador de Aguaí desde sua infância, esteve com o prefeito Alexandre Araújo na última semana, onde mostrou seu trabalho de ferromodelismo. Filho do ferroviário João Manoel de Melo, que trabalhou na Mogiana e Fepasa,  Márcio  é um cidadão de múltiplos ofícios e autodidata, e que sempre se destacou em todos os seus trabalhos, seja como pedreiro, mestre de obras, desenhista, projetista, encanador, eletricista, pintor, técnico de refrigeração e de motores e, agora, como artesão.

O prefeito Alexandre Araújo, neto de ferroviários, parabenizou o trabalho realizado pelo artesão local, destacando a importância de suas obras para o resgate da história ferroviária paulista. O prefeito estava acompanhado do secretário de governo Cleber Martins, que também é professor de História.

Desde os anos 80 Márcio trabalha com a confecção praticamente artesanal de miniaturas de locomotivas e vagões. Gosta de retratar composições da extinta FEPASA – Ferrovias Paulistas S/A e de sua antecessora, a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.

Os detalhes de suas obras são impressionantes, réplicas fiéis de locomotivas e vagões que marcaram a história de Aguaí e do Estado de São Paulo.

A preservação da memória ferroviária é de suma importância para compreendermos o desenvolvimento da região do leste paulista e a história de Aguaí (outrora Cascavel, devido justamente à Estação Ferroviária de Cascavel, uma das estações históricas do Estado de São Paulo, recentemente tombada como patrimônio material pelo Condephaat-SP, conforme também solicitação do prefeito municipal).

O artesão aguaiano realizou em setembro do ano passado , gratuitamente, uma palestra/oficina na escola municipal Profª Zulmira Moraes Legaspe Mamede, a convite da coordenadora pedagógica Gislaine Malheiros e da diretora da unidade Izabel Estevão, falando sobre o trabalho que realiza e ensinando sobre as técnicas e materiais que emprega nas réplicas que produz. O artista plástico trabalha com itens como resina de borracha de silicone, resina de poliéster, gesso, madeira, plásticos diversos, e também acabamento com tinta automotiva.