Prefeitura e Fundecitrus se reúnem com produtores de Aguaí para tratar de combate ao Greening

Doença tem incidência de 47% nos pomares de citros da cidade

O Fundecitrus – Fundo de Defesa da Citricultura com apoio da Prefeitura Municipal realizou na manhã de ontem,25, no Cine Esmeralda, um encontro com os citricultores da região para falar sobre o combate ao Greening – doença que já atinge 47% dos pomares de citrus do município. Estiveram também presentes os representantes da Associação Brasileira de Citrus de Mesa (ABCM), Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).

O objetivo do encontro foi entender mais sobre a doença para que o poder público possa ajudar nas campanhas de conscientização a respeito de como se dá a transmissão do greening e também mostrar aos citricultores a situação da doença na região e quais as formas de evitar que isso aumente e que inviabilize a produção dos citrus.

O greening é transmitido por um inseto chamado psilídeo, que se hospeda principalmente em plantas de murta ou dama-da-noite, muito comum na área urbana da cidade. Essa planta serve de fonte para o inseto, que se alimenta, se reproduz e leva a doença para os pomares da região. O greening não tem cura e, uma vez que uma planta jovem for contaminada, não chegará a produzir, e uma planta adulta contaminada perde rapidamente a sua produção, causando uma série de prejuízos aos citricultores.  Para que não haja a transmissão da doença, é preciso que o produtor tenha conhecimento de todas as possíveis plantas hospedeiras do psilídeo num raio de 5 km.

Aguaí está entre os 10 maiores produtores de citros do Brasil, empregando muitas pessoas nas fazendas, principalmente durante o período de safra, assim movimentando a economia local. Por esse motivo, é preciso a da colaboração dos munícipes também.