Proerd forma 250 alunos em Aguaí

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência foi ministrado nas escolas municipais

O prefeito Alexandre Araújo participou na manhã da última sexta-feira, 10, da Formatura do Proerd que aconteceu nas dependências do Cine Esmeralda e formou 250 alunos dos 5º anos da rede municipal, estadual e particular de Aguaí.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) da Polícia Militar do Estado de São Paulo foi ministrado pela Soldado PM Bonatti.

Estiveram presentes também o vice-prefeito Luiz Carlos Landiva, a comandante do 24º BPMI, Tem. Cel PM Silvia Mantoani, sub comandante do Batalhão, Major PM Gotardo, comandante da 4ª Cia Capitão PM Adair, comandante do 1º Pelotão da 4ª Cia, Tem. PM Viola, entre outras autoridades policiais, vereadores e pais dos formandos.

Os alunos receberam seus certificados pela formatura no projeto e os destaques nas redações receberam mealhas. “ É um projeto  muito importante e que faz a diferença na vida das nossas crianças. Agradeço a Soldado PM Bonatti, em nome da Polícia Militar do Estado de São Paulo, pelo voluntariado em ministrar as aulas e à todos envolvidos nesse bonito projeto que é o Proerd”, destacou o prefeito Alexandre Araújo.

Sobre

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros auxiliando as crianças a dizerem não às drogas.

É preventivo, estratégico, e tem como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. Dá ênfase especial em alcançar as crianças no 5º ano do Ensino Fundamental, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.

Os instrutores Proerd, são policiais militares, auxiliados pelo livro do estudante Proerd e contam com a ativa participação dos professores, os quais atuam como divulgadores das ideias do programa para as demais salas de aula e, também, a participação dos pais, levando o programa para a família, como em um todo.

As lições objetivam o desenvolvimento da autoestima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.