Aguaí é a primeira cidade do Estado de São Paulo a ter Cricket dentro da escola

Aula inaugural aconteceu ontem na escola municipal João de Oliveira Borges

A Prefeitura de Aguaí estuda há tempos a implantação de um projeto de Cricket nas escolas municipais. Por conta da pandemia houve um atraso, mas com a retomada das aulas presenciais e a diminuição nos casos da Covid foi possível realizar a aula inaugural do projeto. A atividade aconteceu na escola João de Oliveira Borges onde será realizada a experiência. O objetivo é que o esporte ganhe força e seja ampliado para mais escolas, além de criar um polo de treinamento para que os atletas possam ter a chance de disputar competições e fazer parte das seleções de base.

O prefeito Alexandre Araújo esteve presente e acompanhou a aula inaugural junto da supervisora de ensino, Patrícia Zavarize Tenório, da coordenadora de ensino Adriana Moreira e do professor responsável pelo período integral, Rodolfo Herrera. Estiveram presentes ainda o presidente da Confederação Brasileira de Cricket, Matt Featherstone, o professor e atleta de Aguaí, Cassio Almeida e atletas da Seleção Brasileira de Cricket.

O projeto já é desenvolvido na cidade de Poços de Caldas e atende mais de 5 mil alunos naquela cidade. O objetivo é que Aguaí se torne polo do projeto no estado de São Paulo.

“O Cricket é mais uma modalidade que estamos trazendo para Aguaí. Quanto mais esporte oferecermos para as nossas crianças e jovens, mais atletas engajados teremos para representar a nossa cidade. Estamos muito felizes em ser a primeira cidade do estado a receber o Cricket na escola e vamos lutar para que o polo estadual seja aqui em Aguaí”, destacou o prefeito Alexandre Araújo.

O Cricket

O  cricket é um esporte que surgiu na Inglaterra e que os ingleses trouxeram para o Brasil quando vieram construir as ferrovias. No Brasil, ficou conhecido como taco, pois utiliza bolas e tacos.

O jogo é disputado por 11 atletas de cada lado. A bola é lançada pelo arremessador contra o alvo do adversário e é defendido pelo rebatedor, que pode rebater a bola e correr entre as áreas do campo para marcar corridas e também pode eliminar o alvo se ele não estiver nessa zona.