Centro Municipal de Triagem realiza mais de 66mil atendimentos ao longo de 17 meses

Investimento foi de cerca de 5 milhões de reais

A Prefeitura de Aguaí inaugurou em maio de 2020, o Centro Municipal de Triagem do Coronavírus, destinado exclusivamente ao atendimento de casos de síndromes gripais e casos suspeitos e positivados da Covid-19, inclusive com leitos de suporte a vida.
Durante o período foram realizados cerca de 16 mil atendimentos médicos e 67 mil procedimentos que englobam exames, medicamentos, atendimentos de enfermagem, entre outros.

O custo do Centro de Triagem, entre equipe disponível 24 horas por dia e materiais, ficou na casa dos R$ 5 milhões de reais.

De acordo com o prefeito Alexandre Araújo, ter um lugar independente para o tratamento dos aguaianos, foi fundamental.  “ Logo que tomamos ciência da pandemia que assolava nosso país, não medimos esforços para que nossa população fosse atendida da melhor maneira possível. Criamos o Centro de Triagem para que esse atendimento acontecesse de maneira especializada e em um local próprio. E foi assim durante 17 meses. Agora com o avanço da vacinação e com a diminuição dos casos, conseguiremos atender os casos de síndromes gripais em nosso Pronto Socorro Municipal. Deixo meu agradecimento a toda equipe que esteve à frente de todo esse trabalho. Foram verdadeiros heróis”, destacou.

O aguaiano Agnaldo Leandro Romualdo que é comandante da Guarda Civil Municipal foi acometido pela Covid-19 e foi tratado no Centro Municipal de Triagem, fazendo inclusive terapia VNI – Ventilação não Invasiva.  “ Ao receber o diagnóstico da Covid -19, já entrei com medicação oral e intravenosa, mesmo assim meu quadro piorou e com os pulmões comprometidos tive que receber oxigênio por meio do procedimento VNI.  Foram quinze dias de tensão e angústia e houve momentos que achava que apesar dos esforços não conseguiria escapar da morte, pois a falta de ar era imensa. Era como estar afogando no seco. Mas após dias desse tratamento a saturação começou a subir e então tive alta, começando com a fisioterapia para restabelecer os pulmões”, destacou.

Leandro ainda destacou que não tinha nenhuma comorbidade e era praticante de atividade física diária. “Mesmo assim, essa doença quase ceifou a minha vida. Agradeço a toda equipe, em nome do Dr. Saulo Oliver, que me ajudou a vencer essa batalha”.

A Prefeitura reforça ainda a importância das pessoas se vacinarem. Em Aguaí ainda há um grande número de pessoas que não se vacinaram com a primeira dose, e também uma grande porcentagem de pessoas que estão atrasados para receber a segunda dose, sendo essa a que garante a imunidade total.
Quanto mais pessoas vacinadas, menor o risco de transmissão do vírus, e quando as pessoas não se vacinam, elas podem acarretar novamente uma pandemia com a transmissão do vírus que não para de circular. Faça a sua parte para a erradicação da doença!

Nas fotos, pacientes tratados no Centro municipal de Triagem.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Aguaí