Prefeitura executa reforma do Viaduto

Obras tiveram início essa semana

A Prefeitura Municipal de Aguaí deu início nessa semana na reforma do viaduto da Rua Joaquim José, cruzamento com as Avenidas Presidente Castelo Branco e Rui Barbosa.

A obra no valor de R$ 421.611,37 está sendo executada por empresa especializada na área e vencedora de licitação.  A Prefeitura executa a obra com recursos próprios.

O caso

Em outubro de 2018, a Prefeitura recebeu uma decisão do Poder Judiciário determinando imediata interdição total do Viaduto da Rua Joaquim José. A notificação foi embasada em Ação Pública ajuizada pela Promotoria, conforme Inquérito Civil iniciado em 2012 e baseada em laudos visuais do Ministério Público.

Desde 2017 a Prefeitura realizava trabalhos como levantamentos geométricos dos dois viadutos da área central, bem como contratação de empresa especializada em projetos dessa natureza, visando uma análise completa da situação dos mesmos, para verificação de possibilidade de escoramento preventivo, necessidade ou não de interdição, assim como parâmetros para a realização de reformas completas. Assim, a Prefeitura, desde o início da administração, realizou ações para viabilizar melhorias nos locais, sendo esses serviços, específicos, mesmo antes de receber a decisão judicial de interdição.

Após a interdição, a Prefeitura também realizou diversos contatos com o governo estadual e recebeu visita da Companhia Paulista de Obras e Serviços – CPOS, empresa do governo de São Paulo especializada em execução de projetos, que enviou seus engenheiros de estrutura para realização de laudo que afirmou que o mesmo não sofre nenhum risco iminente de queda. Mesmo assim o Poder Judiciário manteve a decisão baseada no laudo visual apresentado pelo Ministério Público, com interdição, e afirmando o risco de queda.

Após a conclusão da reforma, o viaduto voltará a funcionar normalmente.