Dengue: Ações simples podem fazer toda diferença na eliminação do Aedes aegypti

Vigilância Epidemiológica reforça a importância da vistoria feita pela população e o uso de repelentes

A Prefeitura Municipal de Aguaí por meio da Vigilância Epidemiológica tem promovido diversas ações com o principal objetivo de conscientização e o Combate à Dengue. Sabendo dos riscos e problemas causados com a proliferação dessas doenças, a Vigilância em Saúde vem trabalhando há vários meses na conscientização da população sobre os problemas causados pela infestação do mosquito pela cidade. Campanhas, reuniões que acontecem frequentemente e ações preventivas são algumas das medidas tomadas para o Combate ao Aedes aegypti.

COMBATE À DENGUE

A Vigilância Ambiental reforça o pedido aos moradores de Aguaí que façam a vistoria semanal em suas casas, limpando locais onde possam acumular água parada, além de descartar o lixo de maneira correta.  Essas atitudes evitam o surgimento de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.  É muito importante também o uso de repelentes.

Todos os sábados acontece o Mutirão Cata Treco que percorre os bairros da cidade recolhendo objetos que possam servir de criadouro. Os moradores são comunicados com panfletos em suas casas sobre o dia que a ação acontecerá em seu bairro. Além da comunicação feita pela Prefeitura.

TRANSMISSÃO

A principal forma de transmissão do vírus da Dengue é pela picada dos mosquitos Aedes aegypti infectados. O ciclo de transmissão da doença envolve: pessoa – Aedes aegypti – pessoa. Não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia, nem através de fontes de água ou alimentos.

PRINCIPAIS SINTOMAS

• Febre alta;
  • Dores nos músculos, nas articulações, na cabeça e atrás dos olhos;
  • Manchas vermelhas;
  • Fraqueza e vômitos.

Nas formas mais graves da dengue, alguns sintomas podem ser observados, como dores abdominais, vômitos constantes, tonturas, acúmulo de líquidos e hemorragias, principalmente no nariz e gengivas.

Ao perceber qualquer um desses sintomas, devem-se procurar imediatamente atendimento médico, no Pronto Atendimento ou nas Unidades de Saúde.