Aguaí receberá Projeto Estação Memórias

Aguaí receberá Projeto Estação Memórias

Desenvolvido pela VLI tem o objetivo de resgatar memórias das estações ferroviárias

O prefeito Alexandre Araújo recebeu em seu gabinete na última semana, a equipe da VLI que apresentou o projeto Estação Memórias que será implantado em nossa cidade.

O Estação de Memórias busca criar espaços que registrem e difundam a memória local de estações ferroviárias em Minas Gerais e em todo Brasil. Ele já passou por cidades como Divinópolis, Matozinhos (MG), Cachoeira (BA) e Três Rios (RJ) e chega agora, pela primeira vez, em São Paulo, em Aguaí.

A proposta do projeto é realizar atividades de levantamento e registros de histórias das localidades e da ferrovia e, ainda, criar espaço de exposição de tais registros dentro dessas estações. Serão realizadas rodas de histórias, entrevistas em áudio e em vídeo, levantamento de acervo fotográfico, documental e de objetos históricos para construção de um memorial focado na relação das pessoas com o trem na cidade.

A iniciativa tem duração de 11 meses e é realizada pela Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), com patrocínio da empresa Valor da Logística Integrada – VLI, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com apoio da Prefeitura Municipal.

Estão sendo articuladas parcerias para definição do local que receberá o projeto e, em breve, serão realizados encontros coletivos e entrevistas para a construção de um espaço de memória sobre a ferrovia na cidade. Para mais informações sobre o projeto acesse:

https://aic.org.br/atuacao/cultura/estacao-de-memorias/