Aguaí participa de “Festa do Congo” em Santo Antônio da Alegria

Mais de 20 pessoas de Aguaí estiverem domingo participando da “Festa do Congo”, considerada a maior do Brasil, em Santo Antônio da Alegria, que já tem tradição em eventos folclóricos desse tipo.

 

40 grupos de Congos e Moçambiques de São Paulo e Minhas Gerais se apresentaram no evento que reuniu cerca de 5.000 pessoas.

 

Aguaí se apresentou com um grupo de Dança de São Gonçalo, coordenado pela dona Santa Juliari e comandada pelos músicos João Vitor Bonatti e José Garzão. Esteve presente também o Delegado de Cultura e Folclore de São Paulo e Presidente da Associação Folclórica de Casa Branca, Sr. Paulo Afonso, que tem percorrido diversas cidades que possuem essa tradição.  De acordo com ele a apresentação de Aguaí abriu o evento e foi muito aplaudida e elogiada.

 

Teve também apresentação do Grupo Caiapó, de Poços de Caldas.

 

Sobre

 

Dança de São Gonçalo é de origem portuguesa e são realizadas por meio de fileiras, sendo uma composta de homem e a outra por mulheres, tendo dois violeiros que comandam o ritmo da dança.

 

Moçambique é uma dança folclórica que ocorre durante as festas religiosas do Divino, Folia de Reis e outras. É constituída por um cortejo que percorre as ruas dançando e cantando, com instrumentos de percussão, de corda e guizos presos aos tornozelos.