Prefeitura quita precatórios cíveis e dívida de desapropriação de imóvel da Santa Casa

Mais de 1 milhão de reais saíram do Orçamento da Prefeitura Municipal que está quite com todos os precatórios

A Prefeitura de Aguaí pagou hoje, 28, mais de 1 milhão de reais  referentes a precatórios cíveis e dívida da desapropriação da Santa Casa, dinheiro que poderia ser investido em diversas áreas para a população.

De acordo com o secretário da Fazenda, Lucas Martins, o pagamento dos precatórios derivou de trabalho conjunto entre a Secretaria de Negócios Jurídicos, que atualizou os valores e gerou as guias de recolhimento, e a Secretaria de Fazenda, que realizou os procedimentos para a efetivação do pagamento. Os pagamentos realizados são de precatórios cíveis referentes a diversos exercícios e correspondem à R$ 315.000,00.

A Prefeitura também quitou, em novembro, precatórios trabalhistas no valor de mais de dois milhões de reais.

Desapropriação da Santa Casa

Foi realizado também o pagamento da dívida pela desapropriação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Aguaí, extinta em 2013 por Ordem Judicial. A dívida já estava registrada no balanço patrimonial da Prefeitura há anos.

Com esse pagamento de R$ 895.000,00, está zerada a dívida decorrente da desapropriação da antiga Santa Casa.

O pagamento da fase final da dívida de desapropriação da extinta Santa Casa também foi uma sugestão da Câmara Municipal, por meio de Indicação nº 645/2018,feita pelos vereadores Edinho Marti, Ricardo Gnann, Higor Port, Juan Landiva, Luiz Antônio Milanez, Luizão da Farmácia e Cezinha,  onde foi solicitada a liquidação do saldo remanescente para quitação do prédio antigo da Santa Casa, com utilização dos chamados duodécimos (devolução de recursos não gastos pelo Legislativo aos cofres públicos).

Ambos os pagamentos mostram a boa gestão financeira da Prefeitura que tem se preocupado em sanar todas as dívidas e manter em dia todos os pagamentos. A Prefeitura de Aguaí tem ainda 11 milhões de reais, inscritos somente em dívida ativa (dívida tributária e não tributária com a Prefeitura), e que poderiam ser revertidos em ações de melhorias e benfeitorias para toda a população.