Prefeitura de Aguaí implanta NASF e CAPS na rede municipal de Saúde

Equipes estão sendo treinadas para atendimentos

A Prefeitura de Aguaí por meio da Secretaria Municipal de Saúde implantou nesse mês dois novos programas na rede. Um é o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e o outro é o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

O primeiro terá sede na Unidade de Saúde da Vila Braga e atenderá todas as unidades de saúde da cidade e cujas ações serão divulgadas posteriormente. A equipe conta com fisioterapeuta, nutricionista, farmacêutico, psicólogo e educador físico e está realizando o planejamento para já dar início aos atendimentos.

Já o CAPS I responsável por atender todas as idades para transtornos mentais graves e persistentes e uso de substâncias como álcool e drogas. A equipe que irá atuar está sendo treinada e está visitando as unidades da região. Os pacientes que realizam tratamento em cidades da região serão atendidos agora em Aguaí.

Quem tiver necessidade podem se dirigir à unidade instalada na Rua Almirante Barroso, nº 520, antigo prédio da Secretaria de Saúde, atrás do Pronto Socorro. Não há necessidade de encaminhamento médico, pois no local um técnico fará o acolhimento do paciente e irá definir o tipo de tratamento. A equipe formada por técnicos de enfermagem, cuidadores, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e psiquiatra atenderá todos os dias das 7hs às 17hs, e todo paciente terá o seu Projeto Terapêutico Individual (PTI).

De acordo com a Secretária de Saúde, Silvia Valota, essa era uma demanda de Aguaí e que após um planejamento pode ser executada. Com a implantação desses dois programas o atendimento será facilitado, gerando maior comodidade às famílias, bem como evitando o deslocamento dos pacientes para outras cidades.