Prefeitura de Aguaí implanta NASF e CAPS na rede municipal de Saúde

Equipes estão sendo treinadas para atendimentos

 

A Prefeitura de Aguaí por meio da Secretaria Municipal de Saúde implantou nesse mês dois novos programas na rede. Um é o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e o outro é o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

O primeiro terá sede na Unidade de Saúde da Vila Braga e atenderá todas as unidades de saúde da cidade e cujas ações serão divulgadas posteriormente. A equipe conta com fisioterapeuta, nutricionista, farmacêutico, psicólogo e educador físico e está realizando o planejamento para já dar início aos atendimentos.

Já o CAPS I responsável por atender todas as idades para transtornos mentais graves e persistentes e uso de substâncias como álcool e drogas. A equipe que irá atuar está sendo treinada e está visitando as unidades da região. Os pacientes que realizam tratamento em cidades da região serão atendidos agora em Aguaí.

Quem tiver necessidade podem se dirigir à unidade instalada na Rua Almirante Barroso, nº 520, antigo prédio da Secretaria de Saúde, atrás do Pronto Socorro. Não há necessidade de encaminhamento médico, pois no local um técnico fará o acolhimento do paciente e irá definir o tipo de tratamento. A equipe formada por técnicos de enfermagem, cuidadores, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e psiquiatra atenderá todos os dias das 7hs às 17hs, e todo paciente terá o seu Projeto Terapêutico Individual (PTI).

De acordo com a Secretária de Saúde, Silvia Valota, essa era uma demanda de Aguaí e que após um planejamento pode ser executada. Com a implantação desses dois programas o atendimento será facilitado, gerando maior comodidade às famílias, bem como evitando o deslocamento dos pacientes para outras cidades.

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support