PREFEITURA APOIARÁ IBGE NO ENCAMINHAMENTO DE INFORMAÇÕES SOBRE AGUAÍ

Gabinete do Prefeito Municipal está realizando a coleta de dados que compõem a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC 2018)

A Prefeitura Municipal estará encaminhando informações, nos próximos dias, para o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), visando subsídios para a Pesquisa de Informações Básicas Municipais/2018.

Na manhã de ontem, o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Aguaí, Cleber Martins, recebeu o Chefe da Agência Regional do IBGE, Carlos Alberto Ianguas, em reunião a respeito da pesquisa, de abrangência nacional, e sendo também tratado sobre o prazo de fornecimento das informações pela Prefeitura Municipal, que envolvem diversos setores e órgãos locais.

A Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) efetua, periodicamente, um levantamento pormenorizado de informações sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas municipais, em especial a Prefeitura, compreendendo, também, diferentes políticas e setores que envolvem o governo municipal e a municipalidade.

Como fruto do esforço permanente de atualização da pesquisa, inclusive com relação ao amplo escopo dos temas por ela tratados, os dados estatísticos e cadastrais que compõem sua base de informações constituem um conjunto relevante de indicadores de avaliação e monitoramento do quadro institucional e administrativo das cidades brasileiras. Tais indicadores expressam, de forma clara e objetiva, não só a oferta e a qualidade dos serviços públicos locais como também a capacidade dos gestores municipais em atender às populações.

O encaminhamento de informações ao IBGE é de suma importância para a transparência dos atos públicos, sendo que a base da Pesquisas de Informações Básicas Municipais ficam à disposição da população no site do IBGE.

Através do endereço eletrônico https://cidades.ibge.gov.br/ a população tem contato com muitas informações sobre todos os municípios brasileiros, que quais podem ser facilmente acessadas.

Os dados do IBGE são também muito utilizados pela Prefeitura de Aguaí, em suas ações de planejamento estratégico de longo prazo.

“É muito importante o fornecimento de informações a um dos maiores institutos de pesquisa e estatística do mundo, para que a população possa também acompanhar os números referentes ao município de Aguaí, dando cumprimento ao preceito constitucional de publicidade e transparência” – comentou Cleber Martins, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Aguaí.
Carlos Alberto Ianguas, responsável pelo escritório regional do IBGE, situado em São João da Boa Vista, mencionou a importância do apoio da Prefeitura de Aguaí, para o sucesso da Pesquisa de Informações Básicas Municipais deste ano.

O IBGE também é uma referência para acesso a informações sobre os entes federados, quer sejam Municípios, Estados e União, sendo fonte para a tomada de decisões de empresários e gestores. O encaminhamento de informações ao IBGE é de grande importância para o desenvolvimento local, sendo base fidedigna de dados oficiais e estudos sobre assuntos diversos.