EMEB JOÃO SILVA RECEBE KIT DO PROJETO HORTA EDUCATIVA

O kit é composto de apostilas e materiais de manuseio da horta

A Prefeitura Municipal em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de São Paulo realizou a entrega dos Kits do Projeto Horta Educativa na escola EMEB João Silva, localizada na Estrada Grande.

O Kit é composto por três modelos de apostilas, sendo uma direcionada aos alunos, outra às famílias e a terceira para os educadores, além dos materiais que serão utilizados no manuseio da horta como enxada, rastelo, pá, mangueira, regador, bandeja de muda, sementes, entre outras coisas. Serão feitas também palestras com nutricionista a respeito do projeto.

A Escola João Silva já produz uma horta há mais de 25 anos, quando o lavrador, José Caetano Lolli sugeriu a ideia e deu iniciativa junto com seu filho que estudava na escola. Desde então, a unidade escolar deu continuidade ao projeto que se mantém vivo até hoje com a ajuda voluntária do sr. José que em todos esses anos continuou indo ajudar os alunos com a horta. Vendo os bons resultados, a Prefeitura Municipal firmou uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade de São Paulo, para execução do Projeto Horta Educativa, implantado em duas escolas municipais.

De acordo com o voluntário e lavrador José Caetano Lolli, é gratificante ver um projeto que ele deu início ainda acontecer durante tantos anos. “Tenho oportunidade de ensinar as crianças algo que elas nunca vão esquecer e se mesmo depois de mais de 25 anos o projeto ainda é existe é porque estou no caminho certo”, afirmou Lolli.
A plantação na escola é feita por 75 alunos de 3 a 14 anos, entre os produtos plantados estão alface, rúcula, rabanete, couve, espinafre, salsinha, cebolinha, chicória e almeirão.

Segundo Silvana de Souza, mãe de um dos alunos da João Silva, o filho dela melhorou o comportamento dentro de casa depois de começar a participar das atividades com a horta. “Graças ao trabalho desenvolvido na escola, o Breno melhorou seu relacionamento com a família, o interesse nos estudos e até se propôs fazer uma horta em casa. Eu só tenho que agradecer a esse projeto”, contou Silvana.

O projeto é um trabalho em conjunto com o Fundo Social de Solidariedade e as Secretarias Municipais: Desenvolvimento Econômico e Turismo; Educação, Esporte e Cultura e de Planejamento, Serviços Urbanos e Meio Ambiente e envolverá pais e comunidade em geral.
Para a Supervisora de Ensino Patrícia Zavarize Tenório, a Horta Educativa tende a melhorar ainda mais as atividades. “O que já estava bom, vai ficar melhor. O projeto de ter uma horta na escola já era muito legal, agora com o kit, os alunos vão poder aproveitar ainda mais dos conhecimentos que vão de encontro com o conteúdo trabalho em sala de aula”, ressaltou.

O Projeto Horta Educativa será desenvolvido também na escola José de Oliveira, no Jardim Aeroporto.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

A imagem pode conter: 3 pessoas, criança

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, céu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, criança, atividades ao ar livre e natureza