Prefeitura promove Campanha contra o HIV e Sífilis

Secretaria de Saúde realizará testes rápidos em todas as Unidades de Saúde do município

A Prefeitura de Aguaí por meio da Secretaria de Saúde, promove entre os dias 02 e 06 de dezembro a Campanha Nacional “Fique Sabendo”. O objetivo da ação é detectar doenças como Sífilis e AIDS, de forma precoce para que o tratamento seja eficaz.

A Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível curável, e exclusiva do ser humano. Ela é causa pela bactéria Treponema pallidum, e pode apresentar manifestações clínicas e diferentes estágios (primária, secundária, latente e terciária).

O HIV é o vírus causador da AIDS, ele ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Algumas semanas depois da infecção pelo HIV, podem ocorrer sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de garganta e fadiga. A doença costuma ser assintomática até evoluir para AIDS, que não tem cura.

Para se proteger e iniciar um provável tratamento, os pacientes podem ir até uma Unidade de Saúde, com um documento original com foto, e fazer o teste rápido, que não demora mais de 20 minutos e já mostra o resultado. O serviço está disponível de forma gratuita em todas as Unidades de Saúde de Aguaí.