Informe- Vigilância Ambiental de Aguaí – DENGUE

INFORME

VIGILÂNCIA AMBIENTAL DE AGUAÍ

A Vigilância Ambiental de Aguaí reforça o alerta à população para que dediquem 10 minutos semanais vistoriando suas residências em busca de criadouros, objetos e demais locais que possam acumular água e que podem favorecer a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

A melhor forma de combater o mosquito é a eliminação de criadouros e a vigilância em locais que possam acumular água. A aplicação de inseticida só deve ser utilizada em último recurso e elimina apenas a forma alada do vetor e não suas fases prematuras como ovos e larvas.

A Vigilância Ambiental segue as normas técnicas do Mini0stério da Saúde e tem supervisão de órgãos reguladores estaduais, que orientam a utilização de inseticida apenas em áreas com caso confirmado de arbovirose ou em pontos estratégicos, observando regras e normas.

Neste ano a Vigilância Ambiental de Aguaí realizou o “Mutirão Cata-Treco e Criadouros”, com início em abril e término em outubro. Foram retirados 34 caminhões dos 32 bairros da cidade totalizando 170 toneladas ou 408 m³ de criadouros e demais objetos.