Prefeitura e VLI conseguem melhorias para Aguaí

Prefeitura e VLI conseguem melhorias para Aguaí

A Prefeitura de Aguaí e a  VLI –  controladora da Ferrovia Centro Atlântica (FCA),estão sempre em tratativas a fim de obter melhorias para os aguaianos. A última notícia é sobre uma mudança na operação local que diz respeito ao ponto de troca dos maquinistas. Anteriormente, a substituição do profissional ocorria na estação situada dentro do município de Aguaí. A partir de agora, o turno será trocado na estação localizada em Casa Branca (SP), já que o local é mais afastado da área predominantemente urbana. Além disso, está prevista a redução do fluxo noturno de trens, após as 22h.

O objetivo é minimizar os ruídos gerados pela atividade ferroviária. O isolamento domiciliar necessário como medida de enfrentamento à pandemia é um dos fatores que estimularam a implementação de novas diretrizes com o objetivo de proporcionar maior bem-estar à comunidade. De acordo com a empresa a preocupação é promover cada vez mais, uma relação harmoniosa entre cidadãos e linha férrea.

Outro procedimento implementado é que, a partir de agora, as composições passarão a trafegar no trecho urbano de Aguaí em velocidade inferior à então praticada. Essa redução também implica num menor nível de ruído gerado, resultando num menor impacto à população em áreas urbanas.

Também alinhado com a Prefeitura, a VLI fará um cronograma de roçada da vegetação às margens da via férrea, dentro da área sob concessão da empresa.

De acordo com o prefeito, Alexandre Araújo, as tratativas com a VLI têm sido produtivas.