Confira as ações da GCM de Aguaí

Confira as ações da GCM de Aguaí

Ações envolvem combate ao tráfico, furto, apreensão e fiscalização
 
As equipes da GCM e Polícia Militar, em patrulhamento avistaram um indivíduo, já conhecido dos meios policiais, saindo da casa onde mora a mãe dele. Quando ele percebeu a presença das viaturas, correu para o interior da casa tentando fugir das equipes, e sem êxito, foi capturado. Com o homem, nada de ilícito foi encontrado, porém, foi constatado que mãe dele possui medida protetiva contra o suspeito, sendo ele então encaminhado a Unidade Policial onde o Delegado tomou ciência dos fatos, e colocou o homem à disposição da justiça.
Numa outra ocorrência, às 03h da madrugada, a Guarda Civil Municipal foi acionada para apoiar a Polícia Militar, na Rua Ana D. Valim, no bairro Dos Anjos. Segundo informações, dois indivíduos haviam adentrado numa casa para se esconderem, após terem praticado um furto na Rua Elias Fontes Rodrigues, onde foram levados celulares, carteiras, relógios e bolsas. Os dois jovens, sendo um com vinte anos e o outro de 19 foram presos, e com eles foram encontrados quatro aparelhos celulares, um relógio e uma carteira. Diante dos fatos, os dois foram apresentados na Delegacia de Polícia de São João da Boa Vista.
Entre as ações da semana, destaque também para um patrulhamento de combate ao tráfico de drogas em Aguaí. A GCM se ao aproximar da Rua Américo Lotufo, esquina com a Rua José Alves, visualizaram uma mulher passando algo para as mãos de outra pessoa. Imediatamente foi realizado a abordagem nos dois suspeitos e os guardas civis apreenderam 13 pedras de crack e R$ 5,00 em dinheiro. Os dois foram presos em flagrante, e logo após foram encaminhados ao exame de corpo de delito, até que foram conduzidos para a Delegacia de Polícia, onde a o Delegado ratificou a voz de prisão.
Em patrulhamento pela Avenida Castelo Branco, a GCM visualizou dois indivíduos furtando o trilho da ferrovia usado para marcação quilométrica. De imediato um dos suspeitos foi abordado e o outro indivíduo fugiu, se escondendo em uma casa abandonada. A equipe deu voz de prisão para o homem, e em seguida conseguiu capturar o outro. Os dois confessaram que estavam furtando o trilho para comprar drogas, pois os dois eram usuários. Em seguida foi feito contato com um representante da VLI que confirmou ser da empresa o material furtado. Os dois foram presos em seguida.
Em outra ocorrência, a Guarda Civil Municipal de Aguaí e a Polícia Militar receberam a informação de que em um pesqueiro localizado na Estrada Velha Aguai-São João, aconteceria um casamento. Diante dos fatos as equipes se deslocaram até o local e constataram a presença de várias pessoas e veículos. A proprietária do imóvel disse que alugou para uma cerimônia de casamento. A proprietária, assim como todos os presentes foram informados e orientados da proibição desse tipo de evento e também das outras proibições contidas nos Decretos Municipais e Estaduais sendo estas normas essências para assegurar a saúde e a qualidade de vida do cidadão, evitando aglomerações para conter o avanço da COVID-19. O local foi esvaziado imediatamente. A proprietária foi autuada por descumprir as normas descritas nos referidos Decretos.
A GCM continua com o programa Patrulhamento Rural Solidário, realizado com o objetivo de proporcionar maior sensação de segurança aos proprietários, moradores e trabalhadores da área rural de Aguaí, inibindo e reprimindo a prática de atos criminosos. Várias propriedades foram visitadas e vários motoristas receberam orientações de como se proceder no trânsito e como se comportar em caso de roubos ou furtos. O patrulhamento rural é realizado durante o período diurno e noturno.
A Guarda Civil Municipal se coloca à disposição da sociedade por meio dos telefones: Emergência (153); Telefones fixos (19) 3652- 6031 e (19) 3653- 7191.