Prefeitura lança Cadastro para profissionais de saúde a fim de agilizar vacinação da Covid-19

Prefeitura lança Cadastro para profissionais de saúde a fim de agilizar vacinação da Covid-19

Os públicos a serem atingidos serão comunicados em divulgação a ser feita

 

A Prefeitura de Aguaí, por meio da Secretaria de Saúde, lançou no site institucional um cadastro para os profissionais de saúde a fim de agilizar a vacinação contra a Covid-19, tendo em vista que esse formulário é preenchido no momento da aplicação e com isso leva muito tempo.

O profissional tendo preenchido o cadastro anteriormente, é só ir até o local para a aplicação (que será divulgado). Tanto o cadastro municipal, quanto o do governo estadual, no site Vacina Já, são obrigatórios. Ambos os cadastros estão disponíveis no link: https://aguai.sp.gov.br/home/elementor-17036/

De acordo com o Documento Técnico de Campanha de Vacinação do Estado de São Paulo compreendem profissionais de saúde: Trabalhadores dos serviços de saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Desta maneira, compreende: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos,  biomédicos,  farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, serviços socais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços direto de assistência à saúde das pessoas. Inclui-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados, bem como recepcionistas dos consultórios médicos e afins, balconistas de farmácias, auxiliares de limpeza dos consultórios, farmácias

Considerando a disponibilidade limitada de doses, a vacinação está sendo priorizada segundo os critérios de exposição à infecção e de maiores riscos para agravamento e óbito pela doença.

Os grupos a serem atendidos por escala acontecerá de acordo com disponibilidade de vacinas, que forem chegando, e os grupos a serem atendidos serão comunicados anteriormente. No dia da vacinação os profissionais precisam apresentar  documento com foto, Carteira de Conselho de Classe ou comprovação de vínculo de trabalho.

Vale ressaltar que o cadastro é apenas para os profissionais que ainda não foram imunizados.