Prefeitura lança Programa “Mãe Aguaiana”

O projeto feito pela Prefeitura de Aguaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Santa Casa de Misericórdia Carolina Malheiros, tem o propósito de investir na humanização e na qualidade de atendimento às mães, bebês e famílias aguaianas. O programa é voltado à saúde da mulher, e faz parte da linha de cuidado direcionada à gestante e puérpera, além de integrar programas federais já existentes aos trabalhos dos profissionais da saúde municipal.
O “Mãe Aguaiana” se divide em etapas, como o Sistema Bolsa Família na Saúde (para se ter uma busca ativa às gestantes em risco de vulnerabilidade) e direcioná-las a uma atenção mais completa nesta fase de vida; o Programa Rede Cegonha, que é uma estratégia do Ministério da Saúde para implementar uma rede de cuidados assegurando às mulheres o direito a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis; oferta de multiprofissionais da área da saúde em cuidados à mulher e criança.
Para identificar as participantes e incentivar as mamães durante este período de assistência, acolhimento e conhecimento tão importantes nesta fase de vida, o programa ainda tem como objetivo, fornecer o kit “Mãe Aguaiana” que conta com uma bolsa maternidade identificada da Prefeitura de Aguaí, contendo itens de higiene e enxoval aos primeiros dias de vida do bebê. (bolsas confeccionadas com material adquirido pela Secretaria Municipal de Saúde, construída pelo trabalho de voluntárias do Fundo Social de Solidariedade de Aguaí, e os produtos doados pela Oficina do Bebê da Associação Espírita “Jesus e Fraternidade”).
Assim que identificada como gestante, a mulher será direcionada a fazer parte do programa “Mãe Aguaiana” e começará a ser encaminhada às consultas pré-natal, exames e grupos. A gestante que obtiver um total de 8 consultas pré-natais realizadas e 75% (6 reuniões com assuntos destinados ao período da gestação) de participação dos outros cursos concluídos, ganhará: um kit gestante do programa “Mãe Aguaiana” ao completar 37 semanas de gestação.
O Programa “Mãe Aguaiana está em fase final de treinamento aos profissionais da Saúde Básica e deverá entrar em vigor a partir de 1º de dezembro de 2020.