Cemitérios de Aguaí ficarão fechados para visitação

Medida está descrita em Instrução Normativa e serve de prevenção ao Coronavírus

Diversos setores da administração pública municipal estão se adequando às medidas de prevenção ao novo Coronavírus. Desta vez, o Cemitério da Paz e o Cemitério da Saudade permanecerão fechados para visitação pública por conta da pandemia da COVID-19, a fim de evitar aglomerações.

A Instrução Normativa nº 003 de 06 de maio de 2020, feita pela Secretaria Municipal de Planejamento, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, estabelece as medidas de segurança contra a doença, que contaminou até agora, mais de 130 mil pessoas no Brasil, e causou mais de 9 mil mortes.

O texto estabelece regras para os sepultamentos de casos confirmados e suspeitos da COVID-19, e de causas distintas. Nos casos sem relação com a doença, fica OBRIGATÓRIO o uso de máscara facial no recinto do Velório Municipal e dos cemitérios; a duração máxima do velório deve ser de 01 hora; 10 pessoas são autorizadas por velório, se resguardando sobre o distanciamento social de 2 metros.

Já para sepultamentos de casos confirmados ou suspeitos da COVID-19 a situação muda. Nestes casos, não acontecerão velórios, e o enterro acontecerá em urna lacrada, imediatamente após a preparação do corpo.

Estas medidas seguirão até o término do decreto de pandemia, e servirão para evitar o contágio da doença e segurança da população e funcionários. Pedimos o apoio e conscientização de todos!

O documento pode ser acessado neste link:

#FiqueEmCasa