Guardas Civis recebem treinamento do Corpo de Bombeiros

Guardas Civis recebem treinamento do Corpo de Bombeiros

Manobra de Heimlich e Reanimação cardiopulmonar foram os tópicos aplicados na prática com os GCMs

 

Os Guardas civis municipais de Aguaí passaram por um treinamento na manhã de ontem, 15, sobre manobra de Heimlich e  Reanimação cardiopulmonar –  RCP. A aplicação foi realizada pelos comandantes do grupamento de São João da Boa Vista do Corpo de Bombeiros, Tenentes Maycon Honorato e Daniel Inoue.

A capacitação faz parte de um programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Social e Patrimonial que pretende instruir os GCMs para que apliquem os conhecimentos adquiridos para a comunidade aguaiana.

Segundo o secretário, Osvaldo Vergílio Junior, esta é apenas umas das etapas da ação cívico-social que está sendo elaborada com a Guarda Civil Municipal, e que tem o propósito de aproximar cada vez mais as forças de segurança com a população de Aguaí.

MANOBRA DE HEIMLICH

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.  Ela foi inventada pelo médico estadunidense Henry Heimlich, em 1974, e pode ser praticada por qualquer pessoa, bastando que se siga corretamente as orientações.

REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP)

É que uma sequência de manobras e procedimentos realizados em pacientes com parada cardíaca. Essas manobras tem o propósito de manter a circulação sanguínea do coração e outros órgãos vitais. Garante, assim, a sobrevida até que haja o atendimento da assistência médica emergencial