Aguaí tem mais de 80% da população cadastrada na atenção primária à saúde

Índice municipal supera o estadual e o federal

A Prefeitura Municipal de Aguaí, por meio da Secretaria de Saúde, alcançou uma cobertura cadastral de 84,58% na Atenção Primária à Saúde no ano de 2023, de acordo com o censo populacional de 2022, que estima uma população de 32.072 habitantes. Esse índice coloca Aguaí acima das médias Estadual 63,58% e Nacional 76,96%, reforçando o compromisso em buscar ativamente que a população tenha acesso aos serviços de saúde.

Este resultado é fruto do trabalho das equipes de saúde, que por meio de estratégias eficientes de cadastramento, busca ativa, visitas domiciliares e conscientização da população, conseguiram incluir a grande maioria dos habitantes de Aguaí nos serviços das UBS´s – Unidades Básicas de Saúde.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Claudia Mariano, alcançar uma cobertura de 84,58% é de grande relevância para Aguaí.  “A alta cobertura cadastral permite um acompanhamento mais próximo das necessidades de saúde da população, sendo essencial para identificar populações em risco. Com um cadastro abrangente, podemos identificar e acompanhar grupos populacionais prioritários, como idosos, gestantes e portadores de doenças crônicas; aprimorar indicadores de saúde: esse nível de cobertura melhora indicadores de saúde no município, como vacinação, controle de doenças crônicas, saúde infantil e outros cuidados preventivos; planejar ações de saúde eficientes: conhecer as condições de saúde da população permite que o município direcione seus recursos de forma mais eficaz, promovendo ações que atendam às demandas reais da comunidade, promovendo a redução dos agravos, que acabam impactando nos serviços de urgência”, destacou.

A população de Aguaí ao aderir ao cadastramento e participar dos cuidados ofertados torna-se fundamental neste resultado. A Prefeitura de Aguaí destaca que com este avanço na cobertura cadastral, continuará trabalhando de forma intensa para fazer melhorias e fortalecer cada vez mais a Atenção Primária à Saúde, proporcionando um cuidado integral, humanizado e acessível a todos, reforçando a qualidade dos atendimentos, ajustando processos, informatizando e qualificando os serviços por meio de um trabalho intenso e contínuo.