Turismo em Aguaí
A Cidade de Aguaí
O município de Aguaí integra o Mapa do Turismo Brasileiro do Ministério do Turismo e pertence à Região Turística Entre Rios, Serras e Cafés.
Aguaí é um município onde a fé e a religiosidade merecem destaque em sua atratividade turística. O Parque Interlagos, cartão postal da cidade, é um agradável parque urbano ideal para momentos de contemplação e lazer.
O município também possui pesqueiros e um calendário de eventos que atraem turistas da região, de todo o Estado de São Paulo e de Minas Gerais.
O parque empresarial diversificado também recebe muitos visitantes a trabalho.
A semente de Aguaí
Aguaí é o nome de uma árvore cuja semente já é conhecida entre radiestesistas brasileiros pela sua energia emanada. São usadas para reequilíbrio energético das pessoas e dos ambientes.
Igreja Matriz Senhor Bom Jesus:
No ano de 1894, pela iniciativa dos Major Braga, Capitão Pedro Legaspe e Coronel Joaquim da Silva Borges, iniciou-se a construção da capela, ficando em parte, concluída no ano de 1896. Quatro anos após, há 28 de setembro de 1900, acontecia a primeira instalação da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Cascavel, sendo o Bom Jesus o Padroeiro da localidade, festivamente reverenciado e louvado, todos os anos na tradicional data de 06 de agosto. O prédio foi reconstruído no ano de 1919 pelo Padre Antônio Pereira da Silva, auxiliado pelo engenheiro Paulo Vitor Lanzoni, Cap. José Castello e pela comunidade que já chegava a 8000 almas. Recentemente passou por ampla reforma. Realiza a Festa Senhor Bom Jesus em agosto.
Missas: sábados, às 19h00; domingos, às 08h00, às 10h00 e às 18h00.
Localização: Rua Joaquim José, s/n – Centro.
Caminho da Fé:
Criado para dar estrutura aos que desejam fazer a peregrinação até o Santuário
Nacional de Aparecida. São 5 pontos de partida: São Carlos, Cravinhos, Mococa, Divinolândia e Aguaí, todos rumando ao Santuário Nacional de Aparecida.
Em Aguaí a Pousada Primavera é ponto de venda de passaportes e de saída do Caminho da Fé.
Clementina Cafeteria
Rota das Capelas:
Trata-se de um percurso situado entre as cidades de Aguaí/SP e Santa Rita de
Caldas/MG, num total de 93 quilômetros, que se divide em 4 etapas, com trânsito intermediário pelas cidades/municípios de Espírito Santo do Pinhal/SP, Santo Antônio do Jardim/SP e Ibitiúra de Minas/SP (em andamento institucionalização).
Pesqueiro & Restaurante DúuH Tomé:
Rod. Deputado Ciro Albuquerque, 88-318
Pesqueiro Jaguari:
Sítio Jaguari
Pesqueiro e Restaurante Recanto das Tilápias:
Rod. Deputado Ciro Albuquerque, 2-438
Pesqueiro e Restaurante Paraíso do Peixe:
Rod. Abramo Buratto Sales
Eventos turísticos:
Aguaí realiza diversos eventos com atratividade turística durante o ano, tendo a Feira Gastronômica de Aguaí periodicidade mensal.
O município participa das edições mensais da Feira Itinerante da Região Turística Entre Rios, Serras e Café e a sedia no mês de abril.
Março
Festa das Nações – Rotary Clube
Abril
Glorifica Aguaí
Encenação da Paixão de Cristo
Feira Itinerante da Região Turística Entre Rios, Serras e Café
Junho
Celebração de Corpus Christi
Agosto
Festa do Senhor Bom Jesus
Festividades de Aniversário de Aguaí
Encontro de Carros Antigos
Setembro
Pré-Lançamento da Semana Guiomar Novaes de SJBV
Outubro
Copa Interestadual de Judô de Aguaí
Dezembro
Natal em Canto e Luz
Fantasy
Os Conselhos gestores de políticas públicas são canais efetivos de participação, que permitem estabelecer uma maior aproximação do Poder Público com a Sociedade Civil. A importância dos Conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas.
Dessa maneira, eles são essenciais para promoção e estruturação do turismo nos municípios paulistas, servindo como espaço de discussões e de desenvolvimento de propostas condizentes com a realidade local.
Aguaí recentemente reestruturou o seu Conselho Municipal de Turismo, conta com conselheiros e conselheiras que acreditam nas virtudes do município e colaboram com esta organização que é essencial para o desenvolvimento do turismo em qualquer destinação.
Clique aqui para baixar a Lei do COMTUR
Clique aqui para baixar a Portaria nomeando membros
O município de Aguaí integra o Mapa do Turismo Brasileiro do Ministério do Turismo e pertence à Região Turística Entre Rios, Serras e Cafés. Trata-se de uma organização regional viando um trabalho em comum entre os 12 municípios da região partícipes desta RT.
Compõem a Região Turística: Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, Itobi, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tapiatiba e Vargem Grande do Sul.
Clique aqui para ver o certificado de Região Turística do Brasileiro