Inscrição Municipal

INSCRIÇÃO MUNICIPAL

PESSOA FÍSICA – DOCUMENTOS PARA ABERTURA / ALTERAÇÃO / BAIXA DE INSCRIÇÃO MUNICIPAL:


ABERTURA PF:

·         Preencher requerimento de Pessoa Física (este modelo pode ser utilizado para Alteração e Baixa de Inscrição, bastando apenas editar o documento para tal finalidade) – Trazer assinado;

·         DECA Municipal – Trazer assinada;

Anexar cópias:

·         RG, CPF, comprovante de endereço, carteira do órgão competente (CRO, CREA, CAU, CORSESP, etc…) ou diploma de formação.


ALTERAÇÃO OU BAIXA PF:

·         O requerimento poderá ser simples, informando os dados do solicitante e motivações – Trazer assinado;

·         DECA Municipal – Trazer assinada;

Anexar cópias:

·         RG, CPF, comprovante de endereço.

Consultar a Prefeitura sobre valores de Taxas.


MEI – DOCUMENTOS PARA ABERTURA / ALTERAÇÃO / BAIXA DE INSCRIÇÃO (MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL):


EMPRESA MEI PODERÁ ABRIR NO SEBRAE.

Praça Tancredo Neves – Em frente ao Poupa Tempo de Aguaí.

 

*Caso faça a abertura por conta própria favor Protocolizar as documentações a seguir na Prefeitura.

ABERTURA MEI:

  • Requerimento de Abertura de Inscrição (este modelo pode ser utilizado para Alteração e Baixa da Inscrição, bastando apenas editar o documento para tal finalidade) – Trazer assinado;

Anexar cópias:

  • Cartão CNPJ;
  • Certificado MEI;
  • RG, CPF;
  • Comprovante de endereço (se o endereço do CNPJ for diferente do endereço residencial, apresentar as respectivas cópias).
ALTERAÇÃO OU BAIXA MEI:

 O requerimento poderá ser simples, informando os dados do solicitante e motivações – Trazer assinado;

Anexar cópias:

  • Certificado MEI (alterado ou baixado);
  • Cartão CNPJ (alterado ou baixado);
  • RG, CPF, comprovante de endereço.

MEI é isento taxas de abertura, alterações ou baixa de Inscrição Municipal.

PESSOA JURÍDICA – PROCEDIMENTO PADRÃO PARA ABERTURA/ ALTERAÇÃO DE INSCRIÇÃO MUNICIPAL:


Documentos para apresentar (protocolizar) na Prefeitura: 

  • Requerimento de Abertura de inscrição – Pessoa Jurídica – (este modelo pode ser utilizado para Alteração e Baixa de Inscrição, bastando apenas editar o documento para tal finalidade) – Trazer assinado;
  • Para alterações fazer um requerimento simples informando as alterações – Trazer assinado;
  • DECA municipal preenchida frente (dados da empresa) e verso (dados dos sócios) – Trazer assinada;
  • Cartão CNPJ;
  • Sintegra (se tiver);
  • Cópia dos documentos pessoais dos sócios;
  • Se a atividade for regulamentada por algum tipo de órgão trazer a cópia de sua respectiva carteira (CREMESP, CRECI, etc) ou Diploma de formação;
  • Comprovantes de endereço (empresa e residencial);
  • Cópia do requerimento de empresário (JUCESP);
  • Ou Cópia do contrato social.

Atenção: A Prefeitura não emite Alvarás de Funcionamento para empresas que estão cadastradas na JUCESP, o simples cadastro na Junta, a obtenção do contrato social, Cadesp NÃO garantem de forma alguma a licença integrada, ou seja, o CLI (Certificado de Licenciamento Integrado).

Emissão do Certificado de Licenciamento Integrado:

  • O contador ou detentor do Certificado Digital (responsável pela empresa) entrará no VRE (https://vreredesim.sp.gov.br/home) para solicitação de LICENCIAMENTO, através de certificado digital;
  • Após obter todas as licenças, será emitido pela JUCESP o CLI, a orientação é que as empresas o mantenham sempre atualizados e afixados no local da atividade empresarial, não sendo obrigatório a apresentação para fins CADASTRAIS;

Liberação de VIABILIDADE: Setor de Obras (19) 3653-7100

Problemas com o SISTEMA Via Rápida: Gestor Municipal do VRE – (19) 3653-7100

*A Prefeitura poderá a qualquer momento solicitar eventuais documentações que porventura não estejam citadas nas orientações.

*As taxas serão normalmente cobradas, favor consultar a Prefeitura para maiores informações; Vigilância Sanitária (para as atividades que exigem) verificar valor no setor competente.


PESSOA JURÍDICA – DOCUMENTOS PARA BAIXA DE INSCRIÇÃO MUNICIPAL: 

O requerimento poderá ser simples, informando os dados do solicitante e motivações – Trazer assinado;

  • DECA Municipal (preenchida frente e verso) – Trazer assinada;

Anexar cópias:

  • RG, CPF, comprovante de endereço (responsável pela empresa);
  • Cópia da Certidão de Baixa da Receita Federal.