Prefeitura de Aguaí lança campanha de prevenção a Hanseníase

PREFEITURA DE AGUAÍ LANÇA CAMPANHA DE PREVENÇÃO A HANSENÍASE

O Janeiro Roxo é o mês dedicado à prevenção e conscientização da hanseníase

A Prefeitura Municipal de Aguaí por meio da Secretaria de Saúde aderiu a Campanha Estadual de Prevenção a Hanseníase, no qual disponibiliza informações de conscientização e prevenção da doença.

Janeiro foi o mês designado e dedicado a ressaltar a importância da conscientização, prevenção e tratamento precoce dessa doença, por isso foi nomeado como Janeiro Roxo.

O tratamento é gratuito e disponibilizado pelo SUS. Em Aguaí o atendimento é realizado nas seis Unidades Básicas de Saúde do município.

Sobre a Doença
A hanseníase é uma doença crônica transmissível causada pela bactéria Mycobacterium leprae, Se não tratada, pode resultar em incapacidades físicas.
Os principais sinais e sintomas da hanseníase são: áreas da pele com manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas que não coçam e não doem com diminuição de sensibilidade ao toque, à dor, ao calor e ao frio. Apresenta rarefação de pelos, anidrose (pele sem suor) e áreas de dormência.

Hanseníase em São Paulo
 O Brasil ocupa a 2ª posição no mundo em maior número de casos, entre os países que diagnosticam a doença, ficando atrás somente da Índia. Em São Paulo, a coordenação das ações de controle da hanseníase é de responsabilidade da Divisão de Hanseníase do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão ligado à Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) da SES/SP.
De acordo com dados da Divisão de Hanseníase do CVE, foram diagnosticados em 2021, 936 casos de hanseníase no território paulista, uma redução de 20% em relação a 2019, devido à pandemia. A taxa de cura no estado é de 90%.