Prefeito participa de reunião com Ministro sobre Trem Turístico
Atualizado em: 07/10/2025 – 14:34.
Projeto que prevê a ligação de Aguaí à Poços de Caldas foi discutido por autoridades federais e regionais
O prefeito professor Gilberto Selber, participou na noite de ontem, 06/10, juntamente com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, Antonio Gallardo Dias, de uma reunião híbrida com o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. A audiência teve como pauta o projeto de implantação de Trem Turístico ligando a cidade de Aguaí até Poços de Caldas, abrangendo ainda São João da Boa Vista e Águas da Prata. O presidente da Câmara de Aguaí Henrique Pozer, convidado pelo Ministro Paulo Teixeira, também participou da reunião.
Também marcaram presença representantes da Diretoria-Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT , Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT (Superintendências de Concessões e de Transporte Ferroviário), Secretaria Nacional do Transporte Ferroviário, VLI Logística (concessionária federal do trecho ferroviário), além de representantes dos municípios envolvidos, poderes públicos e sociedade civil.
A reunião foi considerada muito proveitosa, e novas rodadas de reuniões de trabalho ocorrerão para debater os projetos de viabilidade, além da possibilidade (discutida pela concessionária) de que além do trem turístico também envolva o transporte de passageiros. Nas próximas reuniões também haverá a participação de empresas acionistas da concessionária, como Vale e Fundos Estatais Federais de investimentos.
O prefeito Gilberto destacou o grande potencial existente na região com relação à implantação do trem turístico, que há décadas é muito esperado pela região, e de como a junção de esforços poderá concretizar e viabilizar o projeto. Salientou ainda que a viabilização do trem turístico representa até mesmo uma contrapartida da concessão, tendo em vista que além da exploração da malha viária pelo transporte de cargas, a concretização de tão antiga aspiração trará enormes oportunidades econômicas para a região.
O ministro Paulo Teixeira, que é nascido em Águas da Prata, uma das cidades envolvidas, salientou a importância dessa primeira reunião, e enalteceu ainda o trabalho que já estava sendo desenvolvido pelos prefeitos da região, assim como por outros atores envolvidos na demanda. De acordo ainda com o Ministro, no que couber ao Governo Federal, a proposta terá grande apoio.
Todos os presentes tiveram a oportunidade de expor suas ideias, trazendo diversas informações aos representantes do Governo Federal, e discorrendo sobre os trabalhos que já estão sendo realizados, e que estão mobilizando ativamente os municípios envolvidos.
O ministro conduziu a reunião do seu Gabinete em Brasília, e já nos próximos dias terá encontros sobre o tema, trazendo novas informações aos prefeitos envolvidos no projeto, que envolve municípios do Estado de São Paulo e Minas Gerais, e tendo, portanto, um alcance interestadual.




