PACIENTES DE AGUAÍ TAMBÉM FAZEM TRATAMENTOS DE SAÚDE FORA DO MUNICÍPIO

PACIENTES DE AGUAÍ TAMBÉM FAZEM TRATAMENTOS DE SAÚDE FORA DO MUNICÍPIO

Prefeitura transportou 30 mil pacientes somente em 2023

Além de toda a estrutura de saúde disponibilizada em Aguaí, os pacientes que necessitam de atendimentos e tratamentos específicos são encaminhados para cidades que são referência via SUS.

Em 2023 mais de 2.300 pacientes foram encaminhados para consultas nos serviços de referências regionais como Neurologia, Ortopedia, Reumatologia, Oftalmologia, Pneumologia, Proctologia e Otorrinolaringologia. Além dos exames de Audiometria, Cateterismo, Cintilografia, Densitometria, Ecocardiograma, Mamografia, Ressonância, Tomografia, entre outros.

Pacientes oncológicos e que fazem hemodiálise também são transportados para suas referências.  Vale ressaltar que o paciente oncológico é monitorado e seu tratamento tem início em poucos dias após o diagnóstico. O local de tratamento é definido pela regulação do SUS.

O encaminhamento é feito também nos casos cirúrgicos, alta complexidade, que englobam a parte vascular, colecistectomia, hérnia, cirurgia geral, torácica, histerectomia, laqueadura, neurocirurgia, vasectomia, entre outros procedimentos.

Esse trabalho de encaminhamento é realizado por uma equipe que atua na regulação e planejamento das ações junto aos sistemas disponibilizados pelo SUS.

Para atender as necessidades de consultas, exames, procedimentos e cirurgias externa, a Prefeitura ainda disponibiliza do transporte eletivo para esses pacientes. Somente em 2023 foram realizadas em torno de 6.000 viagens, transportando no total mais de 30.000 passageiros.