Prefeitura e CATI realizam reunião sobre cultura do cacau

Prefeitura e CATI realizam reunião sobre cultura do cacau

Aconteceu na manhã de ontem,13, uma reunião com produtores rurais de Aguaí e região para tratar a respeito da Cultura do Cacau no estado de São Paulo. O evento foi promovido pela Prefeitura de Aguaí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, em colaboração com a CATI Regional de São João da Boa Vista.

O evento que aconteceu na sede da secretaria municipal de Educação, Esportes e Cultura, contou com a presença do prefeito Alexandre Araújo, que enfatizou a necessidade de explorar alternativas para a rotação de culturas, considerando as preocupações relacionadas ao Greening, que tem impactado negativamente o cultivo de laranja, além de outras perspectivas de mercado. Diante desse cenário, o cacau surge como uma opção viável e rentável, uma vez que vem sendo promovido pelo Governo de São Paulo, por meio do Projeto “Cacau SP”.

Durante a reunião, o engenheiro agrônomo da CATI Regional de São José do Rio Preto, Andrey Vetorelli Borges, especialista no assunto, realizou uma apresentação em que abordou aspectos técnicos e gerais do cultivo do cacau, ressaltando a viabilidade tanto técnica quanto econômica do cacau na região, que se mostra promissora.

O evento contou com a participação de autoridades públicas, produtores rurais, representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Aguaí, do Sindicato Rural de Aguaí, da CATI, e representantes de instituições financeiras. Estas últimas apresentaram linhas de crédito disponíveis para potenciais produtores de cacau em Aguaí e nos arredores.

A iniciativa promovida pela Prefeitura de Aguaí, aliada ao interesse e engajamento dos produtores rurais na diversificação das culturas, destaca a relevância crucial do agronegócio para o desenvolvimento econômico sustentável da cidade. A busca por alternativas, como a inserção do cacau na matriz produtiva local, não apenas fortalece a resiliência do setor agrícola frente a desafios específicos, como o Greening, mas também contribui significativamente para a geração de empregos, atração de investimentos e o aumento da renda na comunidade.