Prefeituras estão sofrendo com queda brusca na arrecadação

Prefeituras estão sofrendo com queda brusca na arrecadação

As Prefeituras estão sofrendo com a queda brusca e inesperada na arrecadação em relação aos repasses do Fundo de Participação de Municípios (FPM), com destaque para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o acumulado de setembro de 2023 registra queda de 24,44% na comparação com o mesmo período do ano passado e que a redução nos repasses se deve principalmente à redução da arrecadação do Imposto de Renda Jurídica.

A Confederação está realizando diversas mobilizações, entre elas a apresentação de Projeto de Lei para que a União faça a compensação pela redução das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), assinado em 2022, que faz parte do FPM e que agora causou impacto aos municípios.

Com a queda na arrecadação diversos serviços básicos prestados pelas Prefeituras podem ficar comprometidos.

“Em Aguaí o cenário não é diferente. Estamos com os repasses de FPM, ICMS e principalmente FUNDEB em queda desde Julho e estamos ajustando as despesas para que possamos chegar ao final do ano honrando nossos compromissos”, destacou o prefeito Alexandre Araújo. 

Imagem Ilustrativa