CEMMIL inicia estruturação da concessão de serviços de resíduos sólidos urbanos

CEMMIL inicia estruturação da concessão de serviços de resíduos sólidos urbanos

Os municípios de Aguaí, São José do Rio Pardo, Vargem Grande do Sul, Mococa, Mogi Guaçu e Espírito Santo do Pinhal, integrantes do Consórcio CEMMIL de Desenvolvimento Sustentável, serão beneficiados pela estruturação de um modelo de concessão dos serviços de gestão dos resíduos sólidos urbanos que geram. O projeto da concessão conjunta desses serviços será desenvolvido e financiado pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parceria Público Privada (FEP CAIXA), que opera com recursos do Programa de Parceria de Investimentos do Governo Federal.

O projeto do CEMMIL foi selecionado pela CAIXA, ao lado de dezenas de outros consórcios intermunicipais, para dar uma solução integrada e de longo prazo para a gestão adequada dos resíduos sólidos domésticos e para viabilizar o cumprimento das metas estabelecidas por leis federais, estaduais e municipais, que determinam reduções graduais e crescentes no volume de resíduos gerados, aumento expressivo do aproveitamento de materiais recicláveis, geração de emprego e renda para os catadores, entre outras.

 O projeto que será estruturado para o CEMMIL irá definir a melhor modelagem dos serviços de coleta, transbordo, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos gerados nos seis municípios, que passarão a ser atendidos por uma única concessionária.

Para se chegar a um modelo que atenda as características e as necessidades dos municípios participantes e contemple a ampliação da cobertura e da qualidade de vida da população e o correto dimensionamento dos impactos sociais e ambientais, a CAIXA contratou consultorias especializadas para realizar os estudos técnicos, econômicos e jurídicos.

O lançamento da estruturação ocorreu no dia 8 de agosto, em Aguaí, com a apresentação da equipe de consultores aos prefeitos e técnicos dos municípios. Na sequência, os consultores iniciam as visitas de campo, pesquisas, levantamento de dados, entrevistas e análises de alternativas para desenhar um modelo que aponte uma solução completa e de longo prazo, seguindo as melhores práticas de gestão de resíduos. 

O modelo aprovado será então licitado, transferindo para a empresa vencedora a responsabilidade pela prestação dos serviços e a realização dos investimentos previstos em contrato.

Release: Divulgação/ Fotos: Prefeitura de Aguaí