Pular para o conteúdo

PREFEITO SE REÚNE COM FUNDECITRUS E PRODUTORES DE AGUAÍ PARA APOIAR CAMPANHA DE COMBATE AO GREENING

PREFEITO SE REÚNE COM FUNDECITRUS E PRODUTORES DE AGUAÍ PARA APOIAR CAMPANHA DE COMBATE AO GREENING

Doença tem incidência de 47% nos pomares de citros da cidade
 
O prefeito Alexandre Araújo recebeu em seu gabinete uma equipe do Fundo de Defesa da Citricultura – Fundecitrus para falar a respeito do greening – doença que já atinge 47% dos pomares de citros do município.
 
Estiveram presentes os representantes do Fundecitrus Arthur Tomaseto e Jefferson Carolino, além dos citricultores Naderli Simonetti, Cristina Simonetti e Ricardo Leme.
O objetivo do encontro foi entender mais sobre a doença para que o poder público possa ajudar nas campanhas de conscientização a respeito de como se dá a transmissão do greening.
 
De acordo com o engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Arthur Tomaseto, o greening é coisa séria e merece atenção de toda a população. “O greening é transmitido por um inseto chamado psilídeo, que se hospeda principalmente em plantas de murta ou dama-da-noite, muito comum na área urbana da cidade. Essa planta serve de fonte para o inseto, que se alimenta, se reproduz e leva a doença para os pomares da região. O greening não tem cura e, uma vez que uma planta jovem for contaminada, não chegará a produzir, e uma planta adulta contaminada perde rapidamente a sua produção, causando uma série de prejuízos aos citricultores”, destaca.
 
Para que não haja a transmissão da doença, é preciso que o produtor tenha conhecimento de todas as possíveis plantas hospedeiras do psilídeo num raio de 5 km. Por esse motivo, a campanha tem por objetivo fazer a substituição das plantas de murta e citros do município por outras que não hospedem o inseto.
“Faremos, ainda esse mês, uma reunião com todos os produtores de citros da região de Aguaí. Já iniciamos um levantamento na cidade para identificar todas as árvores de murta que, posteriormente, com apoio da Prefeitura e dos produtores, façamos a substituição delas por outras espécies de plantas. Assim como a população cuida da Dengue, eliminando focos de água parada, precisamos cuidar também do greening, tendo em vista que a doença tem devastado pomares pelo mundo todo. Aguaí está entre os 10 maiores produtores de citros do Brasil, empregando muitas pessoas nas fazendas, principalmente durante o período de safra, assim movimentando a economia local. Por esse motivo, precisamos da colaboração dos munícipes também”, ressalta Tomaseto.