Aguaí adere à iniciativa “Meu município pelos ODS”
Atualizado em: 03/02/2026 – 16:24.
Atendendo a um convite da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a Prefeitura de Aguaí aderiu à iniciativa “Meu Município pelos ODS”, uma estratégia do Governo Federal para apoiar os municípios na incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aos instrumentos de planejamento e gestão local.
Ao realizar a adesão, os municípios passam a integrar uma rede nacional de cooperação e terão acesso a um Pacote de Benefícios, que consiste em estratégias e documentos que reúnem ações concretas para apoiar a gestão pública na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Entre eles estão o suporte técnico especializado para incorporar os ODS aos instrumentos de planejamento e gestão municipal, orientações metodológicas e materiais de referência para monitoramento e avaliação das metas, além de capacitações voltadas para equipes técnicas municipais. Também são disponibilizadas ferramentas digitais para acompanhamento de indicadores, modelos e guias de comunicação para engajamento da sociedade civil e acesso a boas práticas nacionais e internacionais.
A iniciativa promove a articulação com organismos internacionais, setor privado, academia e sociedade civil, criando condições para que os municípios tenham acesso a projetos e editais voltados ao desenvolvimento sustentável. Essa integração amplia as possibilidades de financiamento, inclusive por meio de fundos internacionais, fortalecendo a capacidade local de implementar ações alinhadas aos ODS.
A adesão garante ainda visibilidade institucional, colocando os municípios em uma vitrine nacional e internacional, com divulgação de boas práticas em redes globais e organismos multilaterais.
O que são a Agenda 2030 e os ODS? Aprovada pela ONU em 2015, a Agenda 2030 é um plano global, alicerçado nos direitos humanos, que reúne compromissos para o fortalecimento da Democracia e para o alcance de um novo modelo de desenvolvimento socialmente justo, economicamente viável e ecologicamente sustentável até 2030. Ela é composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas que orientam ações para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir prosperidade para todos. Esses objetivos abrangem áreas essenciais como saúde, educação, igualdade de gênero, água e saneamento, energia limpa, cidades sustentáveis, ação climática, paz e justiça. No Brasil, além desses 17 objetivos, foi criado o ODS 18, uma inovação nacional que reforça o compromisso com a igualdade étnico-racial e a valorização da diversidade

