Aguaí participa de encontro estadual sobre preservação histórica na sede do Arquivo Público Estadual

Aguaí participa de encontro estadual sobre preservação histórica na sede do Arquivo Público Estadual

Na última semana, o chefe de gabinete Cléber Martins, representou Aguaí no Encontro Estadual sobre valorização do patrimônio cultural e histórico e conservação e restauro de bens culturais, que aconteceu na sede do Arquivo Público do Estado de São Paulo. O evento foi uma grande oportunidade, para os municípios, instituições e órgãos participantes, de parcerias e compartilhamento de informações sobre o resgate histórico e a preservação do patrimônio histórico material.

A abertura foi realizada pelo diretor do Centro de Acervo Permanente do Arquivo Público, Rodrigo Garcia, e também com uma mensagem de boas-vindas gravada pelo coordenador Thiago Nicodemo, em viagem ao exterior.

A primeira palestra foi realizada por Andrea Cavicchioli, Professor Associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) – Universidade de São Paulo (USP). Ele atua no programa de pós-graduação interdisciplinar em sustentabilidade e é responsável por projetos de pesquisa relacionados com estratégias de conservação do patrimônio natural e cultural, avaliação de risco de impacto sobre bens culturais materiais, poluição no meio urbano e rural e seus efeitos na saúde humana e na conservação dos materiais.

Na sequência, Cristina Sanches Morais, do SENAI-SP falou sobre os cursos de iniciação e qualificação em acervos em papéis, recuperação de materiais encadernados, entre outros oferecidos pela instituição. Ela é responsável técnica do Laboratório de Restauro SENAI “Theobaldo de Nigris”. Cristina é professora de Preservação, Conservação e Restauro dos cursos de especialização em Preservação do Patrimônio, no SENAI-SP. Ela é formada em Artes Plásticas pela FAAP, mestre em História da Ciência pela PUC-SP e cofundadora do projeto Ateliê de Restauro de Divulgação Científica e Valorização do Patrimônio.

Da Universidade Federal de Santa Catarina, a terceira apresentação foi do Professor Doutor Saulo Güths, do Departamento de Engenharia Mecânica e coordenador do Laboratório de Ciências Térmicas (LABTERMO) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele é membro do Laboratório de Meios Porosos e Propriedades Termofísicas (LMPT) e do CB3E (Centro Brasileiro de Eficiência Energética em Edificações). Atua na pesquisa e desenvolvimento de sistemas de medição e controle na área de Ciências Térmicas, na área de Preservação de Acervos e no desenvolvimento de sistemas de medição e controle ambiental.

A última palestra foi realizada por Maria José Oliveira, pós-doutoranda do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) . Professora de Química, ela atua como pesquisadora em projetos de desenvolvimento de materiais poliméricos para consolidação/restauro de artefatos culturais.

A mediação do encontro foi realizada pelo diretor técnico do Centro de Preservação do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Milton Vedoato, que também organizou o evento.

O representante de Aguaí na oportunidade também se reuniu com representantes da Divisão de Assistência aos Municípios e da direção do Arquivo Histórico Estadual, tratando sobre parcerias que deverão ocorrer com grande brevidade.

Fonte: APESP. Fotos: Roberto Marinho de Souza e APESP