Prefeitura define comissão organizadora da Feira Literária de Aguaí

Prefeitura define comissão organizadora da Feira Literária de Aguaí

A Prefeitura de Aguaí, realizou no último dia 21, na sede da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura, a assembleia para definição da Comissão Organizadora da  Feira Literária de Aguaí – FLAG .

Os membros definidos para a Comissão são os seguintes:

 – Professora Adriana Moreira Freita dos Santos , José Bordin Neto, Carlos Gabriel Prado Luiz e professora Patrícia Zavarize Tenório, pela Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura;

– Professor Cleber Augusto de Melo Martins, representando o Gabinete do Prefeito Municipal;

– Luís Guilherme Fenício Germano, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo;

– Professora Samara Gabriela Leal França e professora e escritora Mariane Ferreira, representantes de movimentos e grupos da sociedade civil ligados  à literatura e ao estímulo à leitura.

A FLAG foi instituída por meio da Lei Municipal nº 3.168/2021, e tem por objetivo a formação de município leitor, dinamizando a democratização do acesso ao livro e seu uso mais amplo como meio de difusão da cultura e transmissão do conhecimento; além de estimular a circulação do livro no Município e na região e promover o acesso do público ao livro, à leitura e à literatura. Também tem o objetivo de programar ações de incentivo à leitura e acesso a literatura, e de  promover campanhas de conscientização com os pais dos alunos, para que estes estimulem nos filhos o hábito da leitura.

No período de realização da FLAG, a Prefeitura Municipal de Aguaí buscará implementar a Política Municipal de Estímulo à Leitura, cujo objetivo é o de estimular a construção do leitor em todas as escolas de educação infantil e de ensino fundamental e médio do Município, de modo a fazer com que crianças, adolescentes, jovens e adultos desenvolvam o prazer de ler textos literários, dentro e fora das escolas, favorecendo o acesso ao conhecimento e aos bens culturais da humanidade.

Os membros da Comissão, realizarão seus trabalhos de forma gratuita e voluntária, desenvolvendo atividades de interesse público relevante. Nas próximas reuniões será debatida a data da realização da primeira edição da Feira Literária de Aguaí, além de seu formato e regulamento.