Escolas Municipais realizam Gincana da Cidadania

O projeto tem como objetivo estimular a solidariedade entre os alunos e envolvidos

As escolas municipais Joaquim Giraldi e Profª Leonor Conti Elias estão realizando uma atividade denominada “Gincana da Cidadania”, na qual os alunos arrecadam itens que serão destinados às entidades que farão a distribuição das doações e alguns itens serão revertidos a fundos que irão para APM das respectivas escolas.

O educador físico Rogério Barbosa foi o idealizador desse projeto que tem como principal objetivo a integração da escola com a comunidade a fim de despertar nos alunos a solidariedade, além de estimular o trabalho em grupo e a prática de atividades sociais e ambientais.

Do dia 5 de setembro ao dia 3 de outubro, os alunos das respectivas escolas estão se mobilizando para arrecadar diversos itens que irão ser usados para angariar fundos para a APM (Associação de Pais e Mestres) das escolas e para encaminharem a entidades na qual irão doar os itens recolhidos.

As escolas estão realizando a Gincana da Cidadania separadamente, as equipes estão divididas por salas, e cada uma tem o objetivo de arrecadar o maior número de itens, assim obterá o maior número de pontos. Os itens que devem ser arrecadados são: reciclados (garrafas pet, latinhas de alumínio, caixinhas de leite, embalagens de papel, entre outros), agasalhos, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, óleo de cozinha usado, brinquedos, pilhas e baterias usadas. Cada item tem um valor de pontuação específico.

Até o momento já foram arrecadados cerca de 210 produtos alimentícios, 240 produtos de higiene e limpeza, 1100 peças de agasalhos, 8 cobertores, 4.000 itens de reciclados e 60 litros de óleo de cozinha usado. Os alimentos, agasalhos e os produtos de higiene e limpeza arrecadados até agora, foram entregues na última sexta-feira, 20, ao Fundo Social de Solidariedade de Aguaí.

A gincana terá encerramento no dia 4 de outubro, quando as salas campeã e vice-campeã de cada período e escola, receberão como premiação um piquenique com atividades recreativas, pipoca e algodão doce.