Prefeitura promove capacitação de gestoras

“Abordagem Pikler” foi tema desenvolvido com as gestoras municipais

Na última semana, as gestoras da rede de Educação que atendem crianças da faixa etária de 0 a 3 anos, participaram de capacitação onde receberam explanação sobre o tema “Abordagem Pikler – Inspirando nossas creches” que foi ministrada pela coordenadora pedagógica da Creche Escola Dr. José Luiz Massuia Betito, Lucilene Soares Gonçalves de Oliveira.

A SMEEC buscando mais qualidade nos serviços públicos prestados pela área de educação está investindo na formação de seus colaboradores e adequação de espaços para que em 2020 as creches municipais possam realizar um trabalho inspirado nas orientações dessa abordagem, com o objetivo de uniformizar o atendimento das crianças.

Ao decorrer da capacitação houve debates sobre diversas ações que são já são desenvolvidas e que podem ser melhoradas, propondo reflexões sobre este novo jeito de entender os bebês e as crianças até 3 anos, com dinâmicas interativas entre os gestores.

Em dezembro, todos os colaboradores que trabalham nas creches municipais estarão realizando a formação para que aconteça a implementação em 2020.

Abordagem Pikler

A abordagem Pikler foi desenvolvida pela médica húngara Emmi Pikler, que buscou integrar suas experiências médicas ao trabalho em um abrigo na rua Lócky, em Budapeste. Suas pesquisas foram realizadas por meio de observações minuciosas do desenvolvimento dos bebês e crianças pequenas.

Esta abordagem está embasada no cuidado com a saúde física e principalmente no respeito pela individualidade de cada criança e tem como princípios fundamentais a relação privilegiada entre educadora e criança e o desenvolvimento da autonomia através do brincar livre.