Sabesp investe em ações para melhorar a qualidade da água em Aguaí

Sabesp realizou limpezas dos reservatórios e decantadores de água, manutenção nos filtros, além da troca e reforma dos dispositivos de comando, válvulas e acionadores hidráulicos no sistema de abastecimento



As ações e manutenções que a Sabesp vem realizando em Aguaí possibilitaram que os moradores passassem a receber água com qualidade e segurança em um período de 100 dias. A Companhia assumiu os serviços de saneamento da cidade em junho deste ano. O investimento de R$ 70 milhões previsto em contrato está sendo aplicado em melhorias na ampliação nos sistemas de produção, distribuição e reservação de água.

Nesse período, a Sabesp realizou limpezas dos reservatórios e decantadores de água, manutenção nos filtros, além da troca e reforma dos dispositivos de comando, válvulas e acionadores hidráulicos no sistema de abastecimento. Foram ainda instalados registros de descargas para garantir a qualidade de água que sai nas torneiras após as interrupções motivadas pelas manutenções programadas ou serviços.

Outro ponto a se destacar é a modernização que foi feita nos painéis elétricos, substituindo peças e dispositivos antigos, para manter o pleno funcionamento dos equipamentos eletromecânicos que controlam a qualidade da água. A Sabesp também monitora a potabilidade da água distribuída em seus laboratórios, seguindo todas as normas do Ministério da Saúde e padrões internacionais. E como parte do programa de redução de perdas da Companhia, foram instaladas válvulas de controle de nível dos reservatórios de Aguaí para que assim seja evitado o extravasamento.

As instalações da Estação de Tratamento de Água estão sendo totalmente revitalizadas, com aquisição de equipamentos e inovações tecnológicas, que irão permitir a ampliação da oferta de água para o abastecimento. Além disso, o prédio recebeu pinturas e adequação à identidade institucional da Sabesp sem, no entanto, alterar a arquitetura original da edificação que faz parte da história de Aguaí.

PRÓXIMA OBRAS

Para os próximos meses, a população poderá acompanhar a implantação de 3,5 quilômetros de adutora de água tratada que vão proporcionar expressiva melhoria no abastecimento de água em diversos pontos da cidade. A população também poderá acompanhar a perfuração de um novo poço profundo à área da captação de água. Além disso, o sistema de esgotamento sanitário vem se adequando aos padrões da Sabesp para aumentar o índice de coleta de 50% para 100%.

Para maior transparência, a Sabesp também vai instalar novos hidrômetros nos imóveis. Os equipamentos possibilitarão que o usuário saiba o total de volume de água consumido por mês. É uma forma de proporcionar maior justiça social uma vez que o cliente pagará somente pelo volume de que utilizar no seu imóvel. Essa mudança também estimula o uso racional da água e a preservação do meio ambiente.

Importante ressaltar que no primeiro ano da concessão, para clientes residenciais e consumo de até 10m³/mês, as tarifas cobradas pela Sabesp serão equivalentes às taxas cobradas pela Prefeitura. O que mudou foi apenas a forma de pagamento. Em vez de pagar a taxa de água no carnê do IPTU, o morador passará a pagar a tarifa de água por meio da conta emitida mensalmente pela Sabesp. O pagamento é aceito em qualquer agência bancária ou nas casas lotéricas.

ATENDIMENTO

Desde que a Sabesp assumiu os serviços de saneamento de Aguaí, os clientes contam com uma moderna agência localizada na Rua Major Braga, 520, no Centro da cidade. A Companhia também colocou à disposição da população os canais de atendimento 24 horas, como o telefone 0800-0550195 (ligação gratuita) e a Agência Virtual no site www.sabesp.com.br. Os clientes também podem utilizar o aplicativo da Sabesp para Android e IOS.

Assessoria de Imprensa da Sabesp